A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS E OS CURRÍCULOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.565Resumo
As questões ambientais, são hoje, objetos frequentes de discussão nas mais diversas áreas do conhecimento, já que todos os anos comunidades são afetadas por eventos de ordem climática, geomorfológica. O presente artigo discute sobre a contribuição do ensino de geografia para a educação para os riscos nos currículos escolares, por entendermos que a escola possui grande responsabilidade na formação de cidadãos capazes de analisar e avaliar situações referentes aos processos naturais, aos sociais e a formação de áreas de riscos ambientais. E a geografia, a disciplina que ao se dedicar as abordagens dos fenômenos físico-naturais e sociais, se mostra como uma importante ferramenta capaz de possibilitar a interpretação desses fenômenos dispostos no espaço geográfico. A pesquisa busca analisar o estudo de David Selby e Fumiyo Kagawa (2012): Redução do Risco de Desastres no currículo escolar: estudo de casos de trinta países, Legislação Brasileira, Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros. Além de outras leituras sobre educação geográfica, riscos e currículos escolares.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de Geografia, Prevenção de Riscos, Educação Ambiental.
LA CONTRIBUCIÓN DE LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA EN LA EDUCACIÓN PARA LOS RIESGOS Y LOS CURRÍCULOS ESCOLARES
RESUMEN
Las cuestiones ambientales, son hoy, obyectos de la discusión en las más diferentes áreas del conocimiento, una vez que todos los años comunidades son afectadas por acontecimientos de orden climática, geomorfológica. El presente artículo discute sobre la contribución de la enseñanza de geografía para la educación para los riesgos en los currículos escolares, porque entendemos que la escuela tiene gran responsabilidad en la formación de los ciudadanos capaces de analizar y evaluar situaciones referentes a los procesos naturales, a los sociales y la formación de áreas de riesgos ambientales. Siendo la geografía, la asignatura que al dedicarse a los abordajes de los fenómenos físico-naturales y sociales, se muestra como una importante herramienta capaz de posibilitar la interpretación de esos fenómenos dispuestos en el espacio geográfico. La investigación busca analizar el estudio de David Selby e Fumiyo Kagawa (2012): Reducción del Riesgo de Desastres en el currículo escolar: estudio de casos de treinta países; legislación brasileña, Parámetros Curriculares Nacionales, entre otros. Además de otras lecturas acerca de la educación geográfica, riesgos y currículos escolares.
PALABRAS-CLAVE
Enseñanza de Geografía, Prevención de Riesgos, Educación Ambiental.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).