MAPA DE ORIGENS GEOGRÁFICAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS REGIONAIS

Autores

  • Edvaldo dos Santos Junior Universidade Estadual de Campinas
  • Isabelle Salazar Vieira Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Felipe Lopes D'Attoma Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.719

Resumo

O Brasil, país de extensão continental e grande diversidade cultural, social, econômica e ambiental, é marcado por preconceitos, como xenofobia, racismo, homofobia e machismo. Percebe-se que existem contextos escolares que resultam em relações sociais e afetivas desiguais entre alunos, devido a sua origem e a da família. A presente prática pedagógica busca construir noções conjuntas sobre formação socioespacial e a valorização das diferenças. Com o objetivo de amenizar e propor um conjunto de reflexões sobre as histórias familiares, a partir do arcabouço da linguagem geográfica, pensou-se em uma atividade, chamada de Mapas de Origens Geográficas, na qual os estudantes deveriam descobrir as origens de seus familiares, com sensibilização para a desconstrução de preconceitos e valorização das diferenças socioespaciais. Também foi realizada uma roda de conversa, para que fossem expostos e discutidos os objetivos propostos. A prática pedagógica apresentou resultados satisfatórios para a discussão com os discentes de temas relacionados ao respeito às diversidades, às culturas locais e regionais. Também corroborou com a hipótese inicialmente formulada de que as origens geográficas das crianças e seus familiares eram diversificadas regionalmente. Portanto, a atividade auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos em relação ao senso-comum, melhorando a autoestima pois muitos se sentiam excluídos e inferiorizados em decorrência de sua origem.

Palavras-chave

Região, Divisão institucional, Formação socioespacial, Conflitos, Diferenças

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

dos Santos Junior, E., Salazar Vieira Alves, I., & Lopes D’Attoma, F. (2020). MAPA DE ORIGENS GEOGRÁFICAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS REGIONAIS. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 618–628. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.719