ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE:

perspectivas e investigações para a Geografia escolar

Autores

  • Eden Correia Carli UNIFESP
  • Jerusa Vilhena de Moraes Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.822

Resumo

Nosso interesse neste artigo é refletir a respeito da importância do papel da argumentação para a aprendizagem em Geografia. Para isso, elencamos neste texto leituras e reflexões feitas através das pesquisas realizadas no campo da Argumentação Científica e das investigações que estamos desenvolvendo junto ao grupo de Pesquisa “Ensino de Geografia em Múltiplos Contextos”, da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Em nossas pesquisas temos articulado a importância do desenvolvimento da competência de argumentar cientificamente com o papel que as ciências humanas têm para sua efetivação. Desejamos relacionar esta articulação ao nosso campo de pesquisas em Geografia Escolar, na medida em que estamos interessados em apreender como a Geografia contribui para a tarefa de argumentar cientificamente e como ao argumentar os estudantes podem aprender Geografia.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de Geografia, Argumentação Científica, Natureza das Ciências.

 

ARGUES  CIENTIFICALLY: perspectives and investigation for school geography

ABSTRACT

Our interest in this article is reflect about the importance of the role of argumentation for learning in Geography. For that, we list in this text readings and reflections made through the researches carried out in the field of Scientific Argumentation and the investigations that we are developing in the research group “Teaching Geography in Multiple Contexts”, from the Federal University of São Paulo (UNIFESP). In our research we have articulated the importance of developing the competence to argue scientifically with the role that the human sciences have for its effectiveness. We wish to relate this articulation to our field of research in School Geography, inasmuch as we are interested in learning how Geography contributes to the task of arguing scientifically and how in arguing students can learn Geography.

KEYWORDS

Teaching of Geography, Scientific Argumentation, Nature of Sciences.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Carli, E. C., & Moraes, J. V. de. (2020). ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE:: perspectivas e investigações para a Geografia escolar. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 520–540. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.822