MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRODUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.910Resumo
A proposta apresentada para a participação da mesa-redonda que se intitulava “múltiplas linguagens na produção do saber geográfico” se caracteriza por apresentar práticas docentes relativas a diversas experiências de situações de aprendizagens, nas quais se utiliza distintas metodologias, estratégias, instrumentos de trabalho no ensino da ciência geográfica na educação básica. Para a concepção de produção do saber geográfico baseou-se nos conceitos de aprendizagem situada e raciocínio geográfico. Estes conceitos se aproximavam do que este professor pensa sobre as práticas pedagógicas, e o faz refletir ainda mais sobre como os alunos deveriam ser estimulados para pensar o espaço geográfico, associando a isto diversas linguagens para que fosse feita a leitura e interpretação socio-espacial. As principais atividades pedagógicas foram: leitura, interpretação e produção de imagens, mapas, gráficos, textos; cinema e produção de vídeos e filmes; estudos do meio/trabalho de campo; atuação em teatros e filmes; atividades com músicas (leitura, escuta, interpretação e produção); utilização dos recursos tecnológicos como Google Maps, Google Earth e Waze; e atividades interdisciplinares com professores de outros componente curriculares. Por fim, verificou-se as múltiplas linguagens na produção do saber geográfico escolar, nas quais o professor desenvolveu seu trabalho pensando na aprendizagem situada e no raciocínio geográfico, dando ênfase as dificuldades e anseios dos alunos, de forma contextualizada.
Palavras-chave
Práticas pedagógicas, Aprendizagem situada, Saber geográfico escolar
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