EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA:
trajetórias
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.917Resumo
A pesquisa em ensino de geografia no Brasil se contextualiza em âmbito internacional e nacional e se realiza de modo diverso em diferentes espaços. Esta narrativa está centrada num lugar, que é Rio Grande do Sul (RS) e numa região específica, numa atuação singularizada. As bases para a escrita são retiradas de documentos do RS na Associação de Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre (AGB-PA) e da região na Unijui em documentos institucionais e no material produzido no denominado Projeto de Estudos Sociais. É uma narrativa que tem o olhar de quem escreve e pode ser parcial, mas a intenção é ser uma contribuição para demarcar a trajetória de uma linha de pesquisa que diz da geografia escolar.
Palavras-chave
Geografia escolar, Educação geográfica, Trajetórias de pesquisa
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).