Globalização e indústria cultural no meu cotidiano
o relato de uma prática educativa para o 9º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1240Palavras-chave:
Globalização, Propaganda, Redes Sociais, Fluxos, Pensamento EspacialResumo
A prática educativa apresentada neste texto teve como objetivo desenvolver a construção de conceitos e do pensamento espacial inerentes à temática da globalização numa perspectiva geográfica. Buscamos construir, a partir de conhecimentos prévios e da experiência tecnológica dos estudantes com as redes sociais, os conceitos de empresa transnacional, propaganda, indústria cultural, consumo de massa, redes geográficas e, finalmente, globalização. Metodologicamente, os estudantes foram mobilizados a construir um mapeamento, por meio dos modos de raciocínio e ferramentas de representação do pensamento espacial (Jo e Bednarz, 2009), das redes de consumo e propaganda atuantes em suas redes sociais, registrando em seguida, suas descobertas e as características de sua produção cartográfica individual, que foi capaz de mobilizar a construção de conceitos geográficos.
Palavras-chave
Globalização, Propaganda, Redes Sociais, Fluxos, Pensamento Espacial
Globalization and cultural industry in my daily life: the account of an educational practice for the 9th grade of Elementary School
Abstract
The educational practice presented in this paper aimed to develop the construction of concepts and spatial thinking inherent to the theme of globalization from a geographical perspective. We tried to build, from previous knowledge and the students' technological experience with social networks, the concepts of transnational company, publicity, cultural industry, mass consumption, geographic networks and, finally, globalization. The students were mobilized to construct a mapping, through the reasoning modes and representation tools of spatial thinking (Jo and Bednarz, 2009), of the consumption and propaganda networks acting in their social networks, registering afterwards, their findings and the characteristics of their individual cartographic production, which was able to mobilize the construction of geographic concepts.
Keywords
Globalization, Publicity, Social Networks, Flows, Spatial Thinking
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