Ensino dos fenômenos naturais severos e avaliação da aprendizagem

Autores

  • Júlio Cesar Epifanio Machado Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1295

Palavras-chave:

Ensino da Geografia., Fenômenos naturais severos, Indícios, Capacidades

Resumo

O objetivo principal deste artigo é fornecer ferramentas intelectuais aos professores de Geografia para a avaliação de alunos durante o ensino dos fenômenos naturais severos sob a ótica da teoria geral dos sistemas. As perguntas que motivaram sua elaboração foram: Quais capacidades os alunos devem desenvolver durante e para a investigação dos fenômenos naturais severos? Quais são os indícios da ocorrência dessas capacidades? Com base em uma pesquisa bibliográfica e documental, identificamos três capacidades fundamentais, sendo: analisar, sintetizar e supor. Os indícios das ações que assinalam para ocorrência dessas capacidades (desenvolvimento e aplicação) podem ser conferidos quando os estudantes procuram reconhecer as partes de um todo e reconstitui-lo, assim como se colocam em busca da elaboração de suposições e problemas. Aproveitamos também para apresentar quais podem ser as possíveis fontes dos indícios das ações e para sugerir algumas ideias iniciais de “como avaliá-los”.

Palavras-chave

Ensino de Geografia; Fenômenos naturais severos; Indícios; Capacidades.

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Publicado

12/04/2024

Como Citar

Machado, J. C. E. (2024). Ensino dos fenômenos naturais severos e avaliação da aprendizagem. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–21. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1295

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