AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Eliana Marta Barbosa de Morais UFG

Palavras-chave:

Livros didáticos, Temáticas físico-naturais, Ensino de Geografia.

Resumo

No presente artigo temos o intuito de discutir como os docentes e os livros didáticos abordam os conteúdos relevo, rochas e solos no contexto das temáticas físico-naturais da Geografia escolar. A partir dessa abordagem avaliamos em que medida o ensino encaminhado em torno das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar auxiliam os alunos a realizar uma leitura crítica do seu cotidiano. Assim, assentadas na metodologia de pesquisa qualitativa realizamos entrevistas com sessenta docentes da Rede Municipal e Estadual de Educação de Goiânia/Goiás e analisamos os livros didáticos de Geografia do 6º ano aprovadas pelo PNLD de 2008. Com a realização das entrevistas identificamos o perfil dos professores graduados em Geografia que ministram aulas dessa disciplina na educação básica, caracterizamos sua formação inicial e continuada e compreendemos como eles encaminhavam o ensino relativo às temáticas físico-naturais na Geografia Escolar. Com a análise dos livros didáticos averiguamos que subsídios são oferecidos aos professores para o planejamento de suas atividades. Ao longo da pesquisa defendemos que, para o professor realizar um bom trabalho na escola, ele deve possuir uma formação teórico-metodológica consistente, conhecer as orientações curriculares para com elas “dialogar” e dispor de bons materiais de apoio pedagógico-didático.

Palavras-chave

Livros didáticos, Temáticas físico-naturais, Ensino de Geografia.

 

LOS TEMAS FÍSICO-NATURALES EN LIBROS DE TEXTO Y LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA

Abstract

En este artículo se discute cómo tratan los contenidos relieve, rocas y suelos en el contexto de las temáticas físico-naturales los profesores y los libros de texto en la enseñanza de la Geografía. Desde este enfoque se evalúa en qué medida la enseñanza de los temas físico-naturales ayuda a los estudiantes a llevar a cabo el análisis crítico de sus vidas cotidianas. Por lo tanto, desde una metodología de investigación cualitativa se realizaron entrevistas a sesenta profesores de Geografía y se analizaron los libros de texto de Geografía aprobados por el PNLD/2008 en Brasil. Con las entrevistas se identificó el perfil de los docentes graduados en la Geografía que enseñan ese curso en la educación básica, su formación inicial y continua. Asimismo procuramos comprender cómo enseñan los temas físicos-naturales. Con el análisis de los libros de texto averiguamos que colaboraciones ofrecen ellos a los maestros para planear sus actividades. A lo largo de este estudio se argumenta que la formación teórico-metodológica, el conocimiento de las orientaciones curricular y de sólidos materiales de apoyo pedagógico son claves para que el trabajo de los profesores sea de calidad.

Keywords

Libros de texto, Temáticas físico-naturales, Enseñanza de la Geografía.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27/01/2015

Como Citar

Barbosa de Morais, E. M. (2015). AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 4(8), 175–194. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/246

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.