O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA DO BRASIL

Autores

  • Leonardo Dirceu de Azambuja Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino de Geografia, Geografia do Brasil.

Resumo

Objetiva-se com este artigo refletir sobre o ensino da Geografia por meio da interpretação de elementos mostrados nos livros didáticos desta disciplina escolar. O livro didático é referência para periodizar e analisar a trajetória de mudanças e permanências nas práticas de ensino. Periodizar é fazer escolhas de leitura do processo. Definimos então o período desde o início do século XX até a década de 1960, situando o uso dos manuais didáticos de Delgado de Carvalho e Aroldo de Azevedo como de consolidação da Geografia Escolar brasileira. A Lei 5692/71 instituiu o ensino de 1o e de 2o graus, marcando o período educacional no qual identificamos uma diversidade de manuais didáticos de Geografia. Mantém-se o paradigma geográfico de a Terra e o Homem, do período anterior, porém, nesse novo momento, o material vem acrescido de estudos dirigidos na forma de cadernos de exercícios, para uso dos alunos. Ainda, algumas coleções didáticas apresentam mudanças teóricas e metodológicas instigadas pelo movimento da Geografia Crítica. No terceiro período, iniciado nos anos de 1990, os livros didáticos passam a ser elaborados e avaliados considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação Básica e os critérios estabelecidos pelos Programas oficiais de distribuição de livros didáticos instituídos pelo Ministério da Educação.

Palavras-chave

Livro didático, Ensino de Geografia, Geografia do Brasil.

 

THE TEXTBOOK AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY OF BRAZIL

Abstract

Objective with this article reflect on the teaching of geography through interpretation of the elements shown in textbooks of this school discipline.Textbooks become a reference to periodize and analyze changes and continuities in teaching practices. Periodize is choosing different ways to view the process. We then define a period from the early 20thcentury until the 1960s, placingthe use of the textbooks written by Delgado de Carvalho and Aroldode Azevedoas the consolidation of Brazilian school geography. The Law 5692/71 established thegeography teaching at 1st and 2nd grades. This educational period was characterized by a diversity of geography textbooks. From the previous period, the Geographic paradigm of the Earth and the Man is kept. However, in this new moment theschool books do experience changes: activity oriented books as well as theoretical and methodological changes instigated by the movement of Critical Geography.In the third period, which began in the 1990s, textbooks started being developed and evaluated considering the National Curriculum for Basic Education and the criteria established by the Official programs for the distribution of textbooks introduced by the Ministry of Education .

Keywords

Textbook , Geography teaching, Geography of Brazil.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

 

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Biografia do Autor

Leonardo Dirceu de Azambuja, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Geografia; Geografia e Ensino de Geografia.

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Publicado

26/01/2015

Como Citar

Azambuja, L. D. de. (2015). O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA DO BRASIL. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 4(8), 11–33. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/180

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