O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA DO BRASIL
Palavras-chave:
Livro didático, Ensino de Geografia, Geografia do Brasil.Resumo
Objetiva-se com este artigo refletir sobre o ensino da Geografia por meio da interpretação de elementos mostrados nos livros didáticos desta disciplina escolar. O livro didático é referência para periodizar e analisar a trajetória de mudanças e permanências nas práticas de ensino. Periodizar é fazer escolhas de leitura do processo. Definimos então o período desde o início do século XX até a década de 1960, situando o uso dos manuais didáticos de Delgado de Carvalho e Aroldo de Azevedo como de consolidação da Geografia Escolar brasileira. A Lei 5692/71 instituiu o ensino de 1o e de 2o graus, marcando o período educacional no qual identificamos uma diversidade de manuais didáticos de Geografia. Mantém-se o paradigma geográfico de a Terra e o Homem, do período anterior, porém, nesse novo momento, o material vem acrescido de estudos dirigidos na forma de cadernos de exercícios, para uso dos alunos. Ainda, algumas coleções didáticas apresentam mudanças teóricas e metodológicas instigadas pelo movimento da Geografia Crítica. No terceiro período, iniciado nos anos de 1990, os livros didáticos passam a ser elaborados e avaliados considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação Básica e os critérios estabelecidos pelos Programas oficiais de distribuição de livros didáticos instituídos pelo Ministério da Educação.
Palavras-chave
Livro didático, Ensino de Geografia, Geografia do Brasil.
THE TEXTBOOK AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY OF BRAZIL
Abstract
Objective with this article reflect on the teaching of geography through interpretation of the elements shown in textbooks of this school discipline.Textbooks become a reference to periodize and analyze changes and continuities in teaching practices. Periodize is choosing different ways to view the process. We then define a period from the early 20thcentury until the 1960s, placingthe use of the textbooks written by Delgado de Carvalho and Aroldode Azevedoas the consolidation of Brazilian school geography. The Law 5692/71 established thegeography teaching at 1st and 2nd grades. This educational period was characterized by a diversity of geography textbooks. From the previous period, the Geographic paradigm of the Earth and the Man is kept. However, in this new moment theschool books do experience changes: activity oriented books as well as theoretical and methodological changes instigated by the movement of Critical Geography.In the third period, which began in the 1990s, textbooks started being developed and evaluated considering the National Curriculum for Basic Education and the criteria established by the Official programs for the distribution of textbooks introduced by the Ministry of Education .
Keywords
Textbook , Geography teaching, Geography of Brazil.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).