O ENSINO DE GEOGRAFIA NA POLÍTICA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
Palavras-chave:
Política Curricular. Ensino de Geografia. Globalização.Resumo
Este trabalho apresenta as Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, elaboradas entre os anos 2008 e 2010, e tem o objetivo de apresentar o ensino de Geografia em sua estrutura. O estudo é de abordagem qualitativa e conta com a análise dos documentos das Orientações Curriculares (OCs), por meio do livro Orientações Curriculares: Concepções para a Educação Básica (MATO GROSSO, 2010a), que determina as concepções de educação, ensino, aprendizagem e currículo, e do livro Orientações Curriculares: Área de Ciências Humanas (MATO GROSSO, 2010b), que fundamenta o ensino de Geografia e das demais disciplinas integrantes da área de conhecimento. A justificativa para elaborar o documento das OCs por parte da Secretaria de Estado de Educação foi responder ao contexto de influência da globalização no arranjo social e escolar, uma vez que esse contexto é caracterizado pelo aumento do desemprego, trabalhos informais, violência e miséria. Nesse documento, a disciplina de Geografia defende o processo de seu ensino fundamentado na vivência e realidade cotidiana dos alunos, para desse modo desenvolver leituras críticas do mundo vivido a partir da relação dos fenômenos entre o local e global e assim problematizar a realidade e reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico.
PALAVRAS-CHAVE
Política Curricular. Ensino de Geografia. Globalização.
THE GEOGRAPHY TEACHING IN THE CURRICULUM POLICY OF BASIC EDUCATION OF THE STATE OF MATO GROSSO
ABSTRACT
This paper presents the Curriculum Guidelines of Basic Education of the State of Mato Grosso designed from 2008 to 2010, and aims to present the structure of Geography teaching. This qualitative study performs the analysis of the Curriculum Guidelines (CGs) documents by considering both the book Curriculum Guidelines: Assumptions for Basic Education (MATO GROSSO, 2010a), which determines the conceptions of education, teaching, learning and curriculum, and the book Curriculum Guidelines: Area of Human Sciences (MATO GROSSO, 2010b), which founds the teaching of Geography and other subjects pertaining to this area of knowledge. The justification given by the State Department of Education to design that document was that it would be a response to the context of globalizing influence on the social and school structures, since such context is characterized by increased unemployment rates, informal employment, violence and poverty. The document advocates Geography teaching grounded on the students’ daily experience and reality, in order to develop critical readings of the experienced world in the relationship between local and global phenomena, to problematize reality and acknowledge the dynamics existing in the geographic space.
KEYWORDS
Curriculum Policy. Geography Teaching. Globalization.
ISSN: 2236-3904
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