HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: análise das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UNESP (2000-2010)

Autores

  • Rita de Cassia Gromoni Shimizu Departamento de Geografia, da UNESP - Câmpus de Rio Claro.
  • Iara Leme Russo Cury Escola pública de ensino médio.
  • João Pedro Pezzato UNESP - Rio Claro

Palavras-chave:

História das Disciplinas. Geografia Escolar. Cultura Escolar. Ensino.

Resumo

Com a hipótese preliminar de que há pequeno número de pesquisas que tratam de temáticas relacionadas ao Ensino de Geografia nos Programas de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), desenvolveu-se o presente trabalho com o objetivo de investigar as Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado que abordam temáticas referentes à História das Disciplinas Escolares nos Programas de Pós-Graduação dos Câmpus de Rio Claro e de Presidente Prudente. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, investigação documental de caráter inventariante, e fundamentada no referencial teórico de Chervel (1990) e Goodson (1990), os autores analisaram os resumos dos trabalhos defendidos no período de 2000 a 2010 com o intuito de observar a distribuição temática dos mesmos nas linhas de pesquisa de cada Programa, destacando os trabalhos referentes ao Ensino de Geografia, sobretudo aqueles que tratam da história das disciplinas escolares. 

Palavras-chave

História das Disciplinas, Geografia Escolar, Cultura Escolar, Ensino.


HISTORY OF SCHOOL SUBJECTS: review of research developed in graduate programs in Geography from UNESP (2000-2010)

Abstract

Under the preliminary hypothesis that there are few researches that cover themes related to the teaching of Geography in the Graduate Programs at Universidade Estadual Paulista (UNESP), the present study was developed with the aim of investigating the Master’s program dissertations and PhD’s program theses that address issues on the History of School Subjects in the Postgraduate Programs in Rio Claro and Presidente Prudente. Following a qualitative approach and based on theories developed by Chervel (1990) and Goodson (1990), the authors analysed the summaries of researches defended from 2000 to 2010 with the aim of observing their theme distribution around the research lines of each program, giving priority to the studies which refer to the teaching of Geography, specially those that address the history of school subjects.

Keywords

History of School Subjects, School Geography, School Culture, Teaching.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Gromoni Shimizu, Departamento de Geografia, da UNESP - Câmpus de Rio Claro.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Doutora em Geografia pela UNESP/Rio Claro (2015). Assistente Acadêmico, no Departamento de Geografia, da UNESP - Câmpus de Rio Claro. Avenida 24-A, 1515 – Bela Vista – 13506-900 – Rio Claro (SP). rgromoni@gmail.com

Iara Leme Russo Cury, Escola pública de ensino médio.

Mestre em Geociências e Meio Ambiente (1998) e Doutora em Geografia (2015), ambos pela UNESP – Rio Claro. Coordenadora Pedagógica em escola pública de ensino médio. Avenida 24-A, 1515 – Bela Vista – 13506-900 – Rio Claro (SP). iaralrc@gmail.com

João Pedro Pezzato, UNESP - Rio Claro

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1995/2001). Entre 2010 e 2011 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela, Galícia - Espanha. Professor Assistente Doutor da UNESP - Câmpus de Rio Claro, cadastrado nos Programas de Pós-Graduação em Educação (IB/Depto de Educação) e em Geografia (IGCE/Depto de Geografia). Avenida 24-A, 1515 – Bela Vista – 13506-900 – Rio Claro (SP). jpezzato@rc.unesp.br

Downloads

Publicado

15/08/2016

Como Citar

Shimizu, R. de C. G., Cury, I. L. R., & Pezzato, J. P. (2016). HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: análise das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UNESP (2000-2010). Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(11), 272–287. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/321

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.