HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: análise das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UNESP (2000-2010)
Palavras-chave:
História das Disciplinas. Geografia Escolar. Cultura Escolar. Ensino.Resumo
Com a hipótese preliminar de que há pequeno número de pesquisas que tratam de temáticas relacionadas ao Ensino de Geografia nos Programas de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), desenvolveu-se o presente trabalho com o objetivo de investigar as Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado que abordam temáticas referentes à História das Disciplinas Escolares nos Programas de Pós-Graduação dos Câmpus de Rio Claro e de Presidente Prudente. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, investigação documental de caráter inventariante, e fundamentada no referencial teórico de Chervel (1990) e Goodson (1990), os autores analisaram os resumos dos trabalhos defendidos no período de 2000 a 2010 com o intuito de observar a distribuição temática dos mesmos nas linhas de pesquisa de cada Programa, destacando os trabalhos referentes ao Ensino de Geografia, sobretudo aqueles que tratam da história das disciplinas escolares.
Palavras-chave
História das Disciplinas, Geografia Escolar, Cultura Escolar, Ensino.
HISTORY OF SCHOOL SUBJECTS: review of research developed in graduate programs in Geography from UNESP (2000-2010)
Abstract
Under the preliminary hypothesis that there are few researches that cover themes related to the teaching of Geography in the Graduate Programs at Universidade Estadual Paulista (UNESP), the present study was developed with the aim of investigating the Master’s program dissertations and PhD’s program theses that address issues on the History of School Subjects in the Postgraduate Programs in Rio Claro and Presidente Prudente. Following a qualitative approach and based on theories developed by Chervel (1990) and Goodson (1990), the authors analysed the summaries of researches defended from 2000 to 2010 with the aim of observing their theme distribution around the research lines of each program, giving priority to the studies which refer to the teaching of Geography, specially those that address the history of school subjects.
Keywords
History of School Subjects, School Geography, School Culture, Teaching.
ISSN: 2236-3904
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