MAPAS VIVENCIAIS: possibilidades para a Cartografia Escolar com as crianças dos anos iniciais
Palavras-chave:
Mapas vivenciais, Cartografia com crianças, Geografia da infância, Geografia escolar, Ensino fundamental.Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a Geografia Escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, assumindo como perspectiva primeira a condição de sujeitos geográficos das crianças e o seu protagonismo na produção cartográfica. Baseados nos campos da Geografia da Infância, Sociologia da Infância e Teoria Histórico-Cultural, discutimos possibilidades de trabalho com as crianças que contemplem suas lógicas ao viabilizar a produção de representações de suas vivências nos lugares, através dos mapas vivenciais. Para tanto, traremos também alguns resultados de pesquisas e projetos de ensino que dialogam com tal perspectiva teórica e considera as vozes infantis dentro de uma ética responsável.
Palavras-chave
Mapas vivenciais; Cartografia com crianças; Geografia da infância; Geografia escolar; Ensino fundamental.
EXPERIENTIAL MAPS: possibilities for schoolar cartography with children of initial series
Abstract
This article presents reflections about School Geography in the early grades of elementary school, taking as main perspective the condition of geographic subject of children and their agency in cartographic production. Based on Geography of Childhood, Sociology of Childhood and Historical-Cultural Theory, discusse possibilities of working with children that contemplate their logical to enable the production of representations of their experiences in places, through experiential maps. To this reason, we shall also share some results of research and teaching projects that dialogue with such a theoretical perspective and consider the children's voices within a responsible ethics.
Keywords
Experiential maps, Cartography with children, Geography of childhood, School geography, Elementary School.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).