TEATRALIZANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Teatro, Jogos teatrais, Aprendizagem significativaResumo
O presente artigo parte do pressuposto de que o Teatro, através da metodologia dos jogos teatrais, pode contribuir para um ensino de Geografia que seja mais significativo e que busque a prática e a reflexão crítica com o intuito de formar cidadãos capazes de conceber uma leitura geográfica da realidade. Esta proposta une o ensino de Geografia à expressão artística, na busca da valorização das diversas linguagens. Para validar a pesquisa foram desenvolvidas atividades de jogos teatrais com alunos de Licenciatura em Geografia e do Ensino Médio.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Teatro, Jogos teatrais, Aprendizagem significativa.
THEATRICALIZE GEOGRAPHIC TEACHING
Abstract
This article assumes that the theater, through the methodology of theater games, can contribute to the teaching of geography more meaningful and seek to practice and critical reflection in order to form citizens capable of conceiving a geographical reading of reality. This proposal combines the teaching of geography for artistic expression, seeking recovery of several languages. To validate the research were developed theater games activities with higher and elementary students.
Keywords
Geography Teaching, Theater, Theater games, Significative learning.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).