O ensino de Geografia na formação dos estudantes de Pedagogia

Authors

  • Anderson Santos de Santana Universidade Federal da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1111

Abstract

A pesquisa exposta neste texto, tem o intuito de apresentar como tem-se dado à formação geográfica dos alunos que cursam a Licenciatura em Pedagogia na UFPB, nos possibilitando encontrar respostas que nos permitiram ter uma compreensão sobre o Ensino de Geografia. O interesse de analisar as práticas pedagógicas do componente curricular Ensino de Geografia se deu porque esse curso é a base para a formação inicial de docentes que irão atuar na educação básica, eles serão os responsáveis pela formação espacial de crianças, jovens e adultos. São esses licenciandos em Pedagogia que estão adquirindo as bases de diversos conhecimentos, dentre esses, os geográficos, que irão introduzir na escola os primeiros saberes sistematizados pela Geografia. A escolha desta universidade para a pesquisa se deu, porque ela é responsável por formar o maior número de pedagogos do estado da Paraíba. A graduação ocorre em modo presencial e em regime seriado semestral, com carga horária de 3.000 horas-aula e com duração mínima de 04 anos e 06 meses no turno diurno e 05 anos e 06 meses no noturno. O Curso de Pedagogia conta atualmente com 1.202 alunos e 112 professores lotados no Centro de Educação.

Palavras-chave

Educação, Pedagogos, Professor, Saber.

 

La enseñanza de la Geografía en la formación de los estudiantes de Pedagogía

Resumen

La investigación expuesta en este texto tiene la intención de presentar como se ha dado la formación geográfica de los estudiantes que cursan la Licenciatura en Pedagogía en la UFPB. La investigación proporcionó respuestas que nos permitieron tener una comprensión sobre la Enseñanza de la Geografía en la Licenciatura en Pedagogía. El interés por analizar las prácticas pedagógicas del componente curricular Enseñanza de la Geografía se hizo porque este curso es la base para la formación de muchos profesores que trabajarán en la educación y serán responsables del aprendizaje de un número importante de niños y jóvenes. Son estos estudiantes de grado en Pedagogía los que están adquiriendo las bases de diversos conocimientos, y entre estos los geográficos que iniciarán en la escuela los primeros conocimientos vinculados a la enseñanza de la geografía. La universidad fue elegida porque es la responsable de graduar el mayor número de Pedagogos en el Estado de Paraíba, el curso funciona en la modalidad semestral, con carga lectiva de 3.000 horas y duración mínima de cuatro años y medio en turno de día, y cinco años y medio por la noche. El curso tiene 1.202 alumnos y 112 profesores asignados al Centro de Educación. 

Palabras-clave

Educación, Pedagogos, Profesor, Conocimiento.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALBUQUERQUE, M. A. M.; ANGELO, M. D. L.; DIAS, A. M. L. Propostas de aula de campo e estudo do meio no complexo Xingó. Revista Geotemas, v. 2, p. 111-128, 2012.

BARROSO, J. O Estado e a educação: a regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local. In: BARROSO, J. (Org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e atores. Lisboa: Educa, 2006.

BRAGA, M. C. B. O ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Uma análise do descompasso entre a formação docente e as orientações das políticas públicas. Terra Livre, v. 1, p. 129-148, 2007.

BRASIL. Resolução CNE/CP n°1 de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. CEDES, Ago 2005, vol.25, no. 66, p.227-247. ISSN 0101-3262.

CASTELLAR, S. M. V. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cadernos CEDES. 2005, v. 25, n. 66.

CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino, complexidade e diversidade da vida nos fazeres geográficos. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio: volume 2 / Nelson Rego [et al.]– Porto Alegre : Penso, 2011.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FAGUNDES, T. C. P. C.. Curso de Pedagogia da UFBA - marcas deixadas em mulheres que o cursaram. Revista da FACED, Salvador, v. 1, n.6, p. 65-85, 2003.

FALAVIGNA, G. Inovações centradas nas multimídias repercussões no processo ensino aprendizagem. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

FERNANDES, C. M. B. Sala de aula universitária – Ruptura, memória educativa territorialidade – o desafio da construção pedagógica do conhecimento.1999, 210 f. Tese de Doutorado, Porto Alegre: UFRGS, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARCELO GARCIA, C. Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Porto - Portugal: Porto Editora, 1999.

MORGADO, J. C., & Moreira, A.F. (Org.). (2007). Globalização e (des)igualdades. Desafios contemporâneos. Porto: Porto Editora.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa. 2009.

PAGANELLI, T. I. Para construção do espaço geográfico na criança. Terra Livre, São Paulo, v. 1, 1986.

OCDE (2005). Teachers Matter – Attracting, developing and retaining effective teachers. Paris: OCDE.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora. (2001).

PINAR, W. O Que é a teoria do currículo? Porto: Porto Editora, 2007.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2009.

VERDUM, Priscila. Prática pedagógica: O que é? O que envolve? Educação por Escrito, Rio Grande do Sul, v.4, n.1, p. 1-15, jul. 2013. ISSN: 2179-8435.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento crítico único á consciência universal. 13 ed. Rio de Janeiro: Recorde, 2006.

SOUZA, V. C.; CASTELLAR, S. M. V. Formación docente para enseñar Geografía en los primeros años. AGALI Journal. Journal of Social Sciences and Humanities, [S.l.], v. 10, n. 10, p. 29-43, mayo 2020.

Published

2022-08-23

How to Cite

Santana, A. S. de. (2022). O ensino de Geografia na formação dos estudantes de Pedagogia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–30. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1111