O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E AS QUESTÕES DE GÊNERO: algumas reflexões
Keywords:
Livro didático. Gênero. Ensino de Geografia.Abstract
A proposta desta pesquisa é discutir e analisar como é abordado no livro didático de Geografia questões relacionadas a gênero, dessa forma, buscou-se investigar de que maneira essa discussão se concretiza no livro didático do ensino médio. A pesquisa é qualitativa de característica documental, o material escolhido para análise foi o livro “Geografia Geral e Geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico”, de Terra e Coelho (2005), esse manual foi escolhido por ter sido utilizado por algumas escolas brasileiras no período de 2009 a 2011. Para nortear nossas discussões utilizamos autores como Auad (2005), Munakata (2012), Oliveira (1998), Silva, J. R. (2011), Tonini (2002; 2013), entre outros. Como resultado observa-se que os conteúdos relacionados à Geografia de gênero são apresentados de forma superficial nesse livro, além de não serem abordados por um viés crítico que permitisse aos estudantes romper com os estereótipos construídos social e culturalmente sobre as diferenças entre homens e mulheres.
Palavras-chave
Livro didático, Gênero, Ensino de Geografia.
LA CUESTIÓN DE GÉNERO Y EL LIBRO DE TEXTO DE GEOGRAFÍA: algunas reflexiones
Resumen
El propósito de esta pesquisa es analizar y discutir la forma como son tratadas las cuestiones de género en los libros de texto de Geografia. De esta manera, el objetivo de la investigación fue averiguar cómo esta discusión figura en los manuales escolares. La investigación es documental cualitativa y el material elegido para el análisis fue la obra “Geografia Geral y Geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico” de Terra y Coelho (2005), utilizada en la enseñanza de Geografía en muchas escuelas secundarias brasileñas entre los años de 2009-2011. Los marcos teóricos utilizados son Auad (2005), Munakata (2012), Oliveira (1998), Silva, J. R (2011), Tonini (2002; 2013), entre otros. Como resultado se observa que el género de contenidos relacionados Geografía presentan de manera superficial en esta obra, además de no ser abordados desde un paradigma crítico que permitiría a los estudiantes romper con los estereotipos construidos social y culturalmente en las diferencias entre hombres y mujeres.
Palabras clave
Libros de texto, Género, Geografía Enseñanza.
SOME REFLECTIONS ABOUT GENDER IN THE GEOGRAPHY: textbooks
Abstract
The purpose of this research is to discuss and analyze as it appears in the textbook of Geography gender-related issues, this way, we sought to investigate how this discussion is summed up in teaching high school book. The research is documentary, the document chosen for analysis was the textbook “Geografia Geral and Geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico” the authors are Terra and Coelho (2005), this textbook was chosen because it was used by some brazilian schools in the period 2009 to 2011. To theoretical discussions we used authors as Auad (2005), Munakata (2012), Oliveira (1998), Silva, J. R. (2011), Tonini (2002; 2013), and others. The results in this research show the superficially about gender in this book, besides not being addressed by a critical knowledge that would allow students to break with stereotypes constructed socially and culturally on the differences between men and women.
Keywords
Textbook, Gender, Geography Teaching.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).