A PROBLEMÁTICA DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Abstract
Objetiva-se fazer uma discussão teórica sobre a questão da atuação do professor na construção da Geografia escolar. Qual posição o professor tem ocupado na construção desse conhecimento? As condições sociais da profissão docente bem como as formulações teóricas sobre o conhecimento escolar contribuem para definir a posição do professor nessa tarefa? A fragilidade epistemológica do docente na concepção e realização desse conhecimento é o ponto de partida. No desenvolvimento da argumentação ressaltam-se as causas dessa problemática. A primeira causa são as condições sociais da profissão, do trabalho e da formação docente. As teorias que visam à separação entre pensamento e ação na elaboração do conhecimento escolar são apontadas como segunda causa. Conclui-se com a defesa da adoção de propostas críticas do conhecimento escolar que contribuam para a autoria docente: o projeto IRES (Investigación y Renovación Escolar) e a proposta teórico-crítica para o ensino de Geografia, que concebem o professor como sujeito e autor do conhecimento que ensina. As reflexões apresentadas no artigo integram a problemática investigada em tese de doutorado sobre o assunto.
Objetiva-se fazer uma discussão teórica sobre a questão da atuação do professor na construção da Geografia escolar. Qual posição o professor tem ocupado na construção desse conhecimento? As condições sociais da profissão docente bem como as formulações teóricas sobre o conhecimento escolar contribuem para definir a posição do professor nessa tarefa? A fragilidade epistemológica do docente na concepção e realização desse conhecimento é o ponto de partida. No desenvolvimento da argumentação ressaltam-se as causas dessa problemática. A primeira causa são as condições sociais da profissão, do trabalho e da formação docente. As teorias que visam à separação entre pensamento e ação na elaboração do conhecimento escolar são apontadas como segunda causa. Conclui-se com a defesa da adoção de propostas críticas do conhecimento escolar que contribuam para a autoria docente: o projeto IRES (Investigación y Renovación Escolar) e a proposta teórico-crítica para o ensino de Geografia, que concebem o professor como sujeito e autor do conhecimento que ensina. As reflexões apresentadas no artigo integram a problemática investigada em tese de doutorado sobre o assunto.
PALAVRAS-CHAVE
Profissão docente, Conhecimento escolar, Geografia escolar, Autoria docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).