DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA PARA O DISTRITO FEDERAL: identificando problemas e propondo soluções - a experiência de uma educação científica por meio do projeto Nós Propomos
Abstract
O Projeto Nós Propomos Taguatinga-DF constitui-se em uma iniciativa de inovação no ensino de Geografia por meio da valorização do lugar e do conhecimento científico para encontrar soluções para os problemas vivenciados localmente pelos estudantes. Nesse aspecto, este artigo tem como objetivo analisar e sintetizar o conteúdo dos pôsteres científicos apresentados pelos alunos da 2a série do Ensino Médio como atividade final do projeto Nós Propomos Taguatinga-DF no Centro de Ensino Médio Ave Branca no ano de 2017. Os temas mais problematizados estão relacionados ao transporte e trânsito; educação; infraestrutura e problemas sociais, circunscritos em Águas Claras, Samambaia, Ceilândia, Vicente Pires, Recanto das Emas e, especialmente, em Taguatinga. Acredita-se que uma das principais contribuições do projeto foi a promoção do protagonismo juvenil na identificação e resolução de problemas vivenciados por esses estudantes em seus espaços vividos mais próximos.
PALAVRAS-CHAVE
Lugar, Serviços públicos, Protagonismo Juvenil, Professor pesquisador, Pesquisa na escola.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).