DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA PARA O DISTRITO FEDERAL: identificando problemas e propondo soluções - a experiência de uma educação científica por meio do projeto Nós Propomos
Resumen
O Projeto Nós Propomos Taguatinga-DF constitui-se em uma iniciativa de inovação no ensino de Geografia por meio da valorização do lugar e do conhecimento científico para encontrar soluções para os problemas vivenciados localmente pelos estudantes. Nesse aspecto, este artigo tem como objetivo analisar e sintetizar o conteúdo dos pôsteres científicos apresentados pelos alunos da 2a série do Ensino Médio como atividade final do projeto Nós Propomos Taguatinga-DF no Centro de Ensino Médio Ave Branca no ano de 2017. Os temas mais problematizados estão relacionados ao transporte e trânsito; educação; infraestrutura e problemas sociais, circunscritos em Águas Claras, Samambaia, Ceilândia, Vicente Pires, Recanto das Emas e, especialmente, em Taguatinga. Acredita-se que uma das principais contribuições do projeto foi a promoção do protagonismo juvenil na identificação e resolução de problemas vivenciados por esses estudantes em seus espaços vividos mais próximos.
PALAVRAS-CHAVE
Lugar, Serviços públicos, Protagonismo Juvenil, Professor pesquisador, Pesquisa na escola.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).