A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E O DISCURSO COMPETENTE NA TERCEIRA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.673Abstract
O artigo discute a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere a última versão do documento. Com o objetivo de compreender o discurso implícito na BNCC e o interesse de seus idealizadores na formação de competências na disciplina de Geografia, do Ensino Fundamental II, foi necessário investigar o componente currículo atrelado a relação social e escolar e o embate dialético acerca do termo competência. O método utilizado foi o materialismo histórico e dialético com aplicação da metodologia de pesquisa do tipo exploratória qualitativa e análise documental. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou um breve reconhecimento do que propõe a BNCC para o ensino de Geografia. A BNCC instituída em tempos de globalização e associada à pedagogia da competência busca homogeneizar o processo formativo, visto que o Estado persiste na unificação de práticas, valores, conhecimentos e disposições, refletidos na BNCC por meio das competências que o sujeito deve adquirir nas novas demandas contemporâneas. A construção de uma base curricular potencializa a proposição de um conjunto de orientações, normas e regras, no entanto, o resultado desta pesquisa demonstra que é uma forma ineficaz de propor mudanças na educação brasileira se considerar outros problemas, principalmente estruturais, que vão além de questões de ordem curricular.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).