A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E O DISCURSO COMPETENTE NA TERCEIRA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Lidiane Rebouças Santos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.673

Resumo

O artigo discute a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere a última versão do documento. Com o objetivo de compreender o discurso implícito na BNCC e o interesse de seus idealizadores na formação de competências na disciplina de Geografia, do Ensino Fundamental II, foi necessário investigar o componente currículo atrelado a relação social e escolar e o embate dialético acerca do termo competência. O método utilizado foi o materialismo histórico e dialético com aplicação da metodologia de pesquisa do tipo exploratória qualitativa e análise documental. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou um breve reconhecimento do que propõe a BNCC para o ensino de Geografia. A BNCC instituída em tempos de globalização e associada à pedagogia da competência busca homogeneizar o processo formativo, visto que o Estado persiste na unificação de práticas, valores, conhecimentos e disposições, refletidos na BNCC por meio das competências que o sujeito deve adquirir nas novas demandas contemporâneas. A construção de uma base curricular potencializa a proposição de um conjunto de orientações, normas e regras, no entanto, o resultado desta pesquisa demonstra que é uma forma ineficaz de propor mudanças na educação brasileira se considerar outros problemas, principalmente estruturais, que vão além de questões de ordem curricular.

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Biografia Autor

Lidiane Rebouças Santos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina; Ex-colaboradora CAPES do Observatório da Educação (OBEDUC), projeto de pesquisa e extensão n° 20727: "O ensino médio no Brasil: análise comparativa das múltiplas desigualdades socioeducacionais nas microrregiões do Paraná", de 2013 à 2017, UEL.

Publicado

2020-01-24

Como Citar

Santos, L. R. (2020). A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E O DISCURSO COMPETENTE NA TERCEIRA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(18), 20–36. https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.673