A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E O DISCURSO COMPETENTE NA TERCEIRA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.673Resumo
O artigo discute a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere a última versão do documento. Com o objetivo de compreender o discurso implícito na BNCC e o interesse de seus idealizadores na formação de competências na disciplina de Geografia, do Ensino Fundamental II, foi necessário investigar o componente currículo atrelado a relação social e escolar e o embate dialético acerca do termo competência. O método utilizado foi o materialismo histórico e dialético com aplicação da metodologia de pesquisa do tipo exploratória qualitativa e análise documental. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou um breve reconhecimento do que propõe a BNCC para o ensino de Geografia. A BNCC instituída em tempos de globalização e associada à pedagogia da competência busca homogeneizar o processo formativo, visto que o Estado persiste na unificação de práticas, valores, conhecimentos e disposições, refletidos na BNCC por meio das competências que o sujeito deve adquirir nas novas demandas contemporâneas. A construção de uma base curricular potencializa a proposição de um conjunto de orientações, normas e regras, no entanto, o resultado desta pesquisa demonstra que é uma forma ineficaz de propor mudanças na educação brasileira se considerar outros problemas, principalmente estruturais, que vão além de questões de ordem curricular.
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