INTERAÇÕES ENTRE TEATRO E GEOGRAFIA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.762Abstract
O artigo discute a contribuição do teatro para a prática da educação geográfica em diversos contextos sociais, por considerar que a linguagem teatral interage com a Geografia, sendo importante para a leitura e compreensão da realidade em suas múltiplas dimensões, auxiliando-nos a percebermos nosso papel na construção e transformação do mundo. O texto resulta de uma pesquisa de graduação realizada no curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV, Jacobina, que objetivou analisar as contribuições do teatro para a apreensão de temas emergentes da Geografia, tendo como lócus de investigação o grupo de teatro Artefato, de uma cidade do interior da Bahia. A metodologia da pesquisa foi qualitativa de caráter exploratório. Também foi feita pesquisa bibliográfica, observação in loco, entrevistas, grupos focais compostos por homens, mulheres e jovens, bem com análise documental, por meio de fotografias do referido grupo de teatro. Os resultados da pesquisa nos revelam que o teatro, ao discutir temas geográficos por meio de sua ludicidade nos espetáculos, contribui para a leitura geográfica da realidade e proporciona a prática da educação geográfica, com o desenvolvimento do raciocínio e pensamento espacial, assim como a formação cidadã.
PALAVRAS-CHAVE
Teatro, Educação, Geografia, Conhecimento, Linguagens.
INTERACTIONS BETWEEN THEATER AND GEOGRAPHY IN THE PRACTICE OF GEOGRAPHIC EDUCATION
ABSTRACT
The article discusses the contribution of theater to the practice of geographic education in different social contexts, considering that theatrical language interacts with Geography, being important for reading and understanding reality in its multiple dimensions, helping us to perceive our role in the construction and transformation of the world. The text is the result of an undergraduate research carried out in the degree course in Geography at the Universidade do Estado da Bahia, Campus IV, Jacobina, which aimed to analyze the contributions of the theater to the apprehension of emerging themes in Geography, having as a locus of investigation the group of theater Artifact, of a city in the interior of Bahia. The research methodology was qualitative and exploratory. Bibliographic research, on-site observation, interviews, focus groups composed of men, women and young people were also carried out, as well as documentary analysis, using photographs of the aforementioned theater group. The results of the research reveal that the theater, when discussing geographic themes through its playfulness in the shows, contributes to the geographic reading of reality and provides the practice of geographic education, with the development of spatial reasoning and thinking, as well as citizen formation.
KEYWORDS
Theater, Education, Geography, Knowledge, Languages.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).