O PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE:
percepções de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Itapuranga
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.786Abstract
Este artigo tem a intenção de discutir a construção da identidade profissional docente em Geografia, a partir de uma análise do projeto de formação de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Unidade Universitária (UnU) de Itapuranga, elaborado em 2015 e atualmente vigente. A formação de professores em Geografia é um importante elemento para a construção de uma identidade profissional atenta a uma visão integrada entre a teoria e a prática e os conhecimentos acadêmicos e os escolares. A pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico sobre o contexto teórico que envolve a formação docente em Geografia, de uma análise documental por meio da leitura e análise do Projeto Político do Curso de Geografia e a realização de entrevistas com docentes do curso, apontando suas percepções sobre a identidade profissional do professor de Geografia e sobre o projeto de formação de professores do curso em que lecionam. Ao abordarmos uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, observamos as intenções do curso de Geografia da referida universidade no que se refere à formação de profissionais docentes, a partir da organização da estrutura curricular e as percepções e práticas dos docentes do curso sobre o perfil dos profissionais que pretendem formar.
PALAVRAS-CHAVE
Formação de professores de Geografia, Identidade docente, Projeto Pedagógico de Curso.
LE PROJET DE FORMATION DES PROFESSEURS DE GÉOGRAPHIE ET LA CONSTRUCTION DE L’IDENTITÉ PROFESSIONNELLE DU PROFESSEUR: des perceptions des professeurs du cours de Géographie dans L’Université D’État de Goiás/Itapuranga
RÉSUMÉ
Cet article a l’intention de discuter la construction de l’identité professionnel des professeurs de Géographie d’une analyse du projet de formation des professeurs du cours de Géographie de l’Université De l’État de Goiás/Unité Universitaire de Itapuranga, élaboré en 2015 et encore courant. La formation des professeurs de Géographie est un important élément pour la construction d’une identité professionnel attentive à une vision intégrée entre la théorie et la pratique et les connaissances académiques et les écoliers. La recherche a été réalisée d’une enquête bibliographique sur le contexte théorique qu’enveloppe la formation des professeurs de Géographie, d’une analyse des documents avec la lecture du Projet Politique du Cours de Géographie et la réalisation des entrevues avec les professeurs du cours, pointant leurs perceptions sur l’identité professionnel du professeur de Géographie et sur le projet de formation des professeurs du cours qui enseigne. Quand on approche l’analyse du Projet Pédagogique du Cours de Géographie, orienté par les Diretrizes Curriculares Nacionais pour la formation des professeurs, on regard les intentions du cours de Géographie de cette université en ce qui concerne à formation des professeurs professionnels, de l’organisation de la structure du programme et les perceptions et des pratiques des professeurs du cours sur le profil des professionnels qu’ils ont l’intention de former.
MOTS-CLÉ
Formation des professeurs de Géographie, Identité des professeurs, Projet Pédagogique du Cours.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).