A POTENCIALIDADE DA LINGUAGEM MUSICAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA:
fluxos migratórios no Brasil na canção ‘Fotografia 3x4’ de Belchior
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.869Abstract
Neste artigo, apresentamos uma proposta de aula de Geografia colocando em evidência uma prática de ensino que considere a música como rico aporte metodológico e didático. Exemplificando essa força da música capaz de conduzir toda uma proposta – não apenas como um apêndice, abordamos o conteúdo ‘Fluxos Migratórios no Território Brasileiro’, a partir da canção ‘Fotografia 3x4’ de Belchior (1946-2017). Para a construção da proposta, realizamos um levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos publicados em anais e revistas, cuja temática abordasse o emprego deste tipo de linguagem (musical) na área da Geografia Escolar. A partir das leituras, constatamos a existência de uma carência em referências que, de fato, conseguissem explorar concretamente a potencialidade desta linguagem no âmbito da ciência geográfica e de seu ensino. Acreditamos que a música é capaz de contribuir sensivelmente no processo de renovação da prática docente em Geografia. Ainda, para além disso, apostamos em sua capacidade de promover uma dinamização do processo de ensino e aprendizagem, independente do componente curricular que a traga para o centro de seus debates.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia escolar, Linguagem musical, Fluxos migratórios no Brasil.
THE POTENTIALITY OF MUSIC LANGUAGE IN GEOGRAPHY TEACHING: migratory flows in Brazil in Belchior’s song ‘3x4 Photography’
ABSTRACT
In this article, we present a Geography class proposal highlighting a teaching practice that considers music as a power. Exemplifying the Strength of the Multiple Musical Task with the theme ‘Migratory Flows in the Brazilian Territory’, from the song ‘Fotografia 3x4’ by Belchior (1946-2017). The evaluation of this study the subject of classical students work in anal and magazines, where it has approached the use of this type of language (musical) in the area of the School Geography. From the readings, we found the existence of a lack of references that, in fact, could concretely explore a potentiality of language in the space of geographical science and its teaching. We believe that music is able to significantly promote the process of updating Geography documentation. In addition, they bet on their ability to promote the dynamics of the teaching and learning process, an independent component of the curriculum that brings them to the center of their debates.
KEYWORDS
School geography, Musical language, Migratory Flows in Brazil.
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