ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE:
perspectivas de ensino-aprendizagem de enfoque integrador a partir do caso da TKCSA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.877Abstract
O presente artigo busca propor – com base no estudo de caso dos impactos socioambientais e de saúde associados à instalação e operação da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro – caminhos teórico-metodológicos para subsidiar um processo de ensino-aprendizagem de enfoque integrador a partir de uma abordagem geográfica. À luz do conceito de politecnia e do conceito ampliado de saúde, o trabalho aponta para uma possível aproximação entre a perspectiva de ensino politécnico e a pedagogia de projetos na constituição de um percurso de ensino-aprendizagem capaz de subsidiar a formação de profissionais de saúde de nível médio em um horizonte político de superação da dualidade educacional e da fragmentação do conhecimento.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Educação profissional em Saúde, Dualidade educacional, Ensino politécnico, Projetos de trabalho
Professional training in health integrated with the discipline of Geography: teaching-learning perspectives with an integrative approach based on the case of TKCSA
Abstract
This article seeks to propose – based on the case study of the socio-environmental and health impacts associated with the installation and operation of ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), located at Santa Cruz neighborhood, in Rio de Janeiro’s West Zone – theoretical-methodological paths to support a teaching-learning process with an integrative approach based on a geographical viewpoint. In the light of the concept of polytechnic and the expanded concept of health, this work points to a possible approximation between the polytechnic education perspective and project-based pedagogy aiming a formative path capable of supporting the training of mid-level health professionals and having, as a political horizon, the overcome of educational duality and knowledge fragmentation.
Keywords
Geography teaching, Professional Health Education, Educational duality, Polytechnic education, Work projects
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).