ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE:

perspectivas de ensino-aprendizagem de enfoque integrador a partir do caso da TKCSA

Autores/as

  • Pedro de Araujo Quental EPSJV/FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.877

Resumen

O presente artigo busca propor – com base no estudo de caso dos impactos socioambientais e de saúde associados à instalação e operação da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro – caminhos teórico-metodológicos para subsidiar um processo de ensino-aprendizagem de enfoque integrador a partir de uma abordagem geográfica. À luz do conceito de politecnia e do conceito ampliado de saúde, o trabalho aponta para uma possível aproximação entre a perspectiva de ensino politécnico e a pedagogia de projetos na constituição de um percurso de ensino-aprendizagem capaz de subsidiar a formação de profissionais de saúde de nível médio em um horizonte político de superação da dualidade educacional e da fragmentação do conhecimento.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Educação profissional em Saúde, Dualidade educacional, Ensino politécnico, Projetos de trabalho

 

Professional training in health integrated with the discipline of Geography: teaching-learning perspectives with an integrative approach based on the case of TKCSA

Abstract

This article seeks to propose – based on the case study of the socio-environmental and health impacts associated with the installation and operation of ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), located at Santa Cruz neighborhood, in Rio de Janeiro’s West Zone – theoretical-methodological paths to support a teaching-learning process with an integrative approach based on a geographical viewpoint. In the light of the concept of polytechnic and the expanded concept of health, this work points to a possible approximation between the polytechnic education perspective and project-based pedagogy aiming a formative path capable of supporting the training of mid-level health professionals and having, as a political horizon, the overcome of educational duality and knowledge fragmentation.

Keywords

Geography teaching, Professional Health Education, Educational duality, Polytechnic education, Work projects

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Publicado

2021-05-21

Cómo citar

de Araujo Quental, P. (2021). ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: : perspectivas de ensino-aprendizagem de enfoque integrador a partir do caso da TKCSA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–31. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.877