EDUCAÇÃO DECOLONIAL:

a paisagem e a História negra nas narrativas do centro do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Letícia dos Santos Ferreira Universidade Federal Fluminense
  • Mariana Vieira de Brito Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1152

Resumen

O presente artigo parte da sistematização das práticas pedagógicas interdisciplinares (Geografia e História) realizadas ao longo do ano de 2019 no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Unidade Maria da Graça (Rio de Janeiro), para dialogar e debater as questões raciais e o ensino decolonial. Nesse intuito, foram realizadas três saídas de campo: primeiramente para o Museu Nacional de Bela Artes, em seguida ao sítio inscrito pela UNESCO como Patrimônio Mundial, conhecido como Pequena África e por fim a região da Praça XV de Novembro. A atividade trouxe novos olhares a respeito da paisagem da cidade do Rio de Janeiro e levou os discentes a refletirem sobre mudanças e permanências no uso do espaço urbano. Essas mediações ganharam corpo através de uma série de publicações realizadas pelos alunos nas redes sociais. 

Palavras-chave

Praça VX, Interdisciplinaridade, Educação étnico-racial, Paisagem carioca.

 

DECOLONIAL EDUCATION: the landscape and the black History in the narratives of downtown Rio de Janeiro

Abstract

This article starts from the systematization of interdisciplinary pedagogical practices (Geography and History) carried out throughout 2019 at the Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Maria da Graça Unit, to dialogue and debate on racial issues and the decolonial teaching. With this in mind, three field trips were made: first to the National Museum of Fine Arts, then to the UNESCO World Heritage site known as Little Africa and finally to the Praça XV de Novembro region. The activity brought new perspectives on the landscape of the city of Rio de Janeiro and led students to reflect on changes and permanencies in the use of urban space. These mediations were embodied through a series of publications made by students on social networks.

Keywords

Praça VX, Interdisciplinarity, Racial ethnic education, Rio landscap.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-01-13

Cómo citar

Ferreira, L. dos S., & Brito, M. V. de. (2022). EDUCAÇÃO DECOLONIAL:: a paisagem e a História negra nas narrativas do centro do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–32. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1152