O conceito de reflexão na profissão docente

da epistemologia da prática à práxis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1340

Palabras clave:

Formación de profesores, Praxis, Profesor investigador, Pensamiento teórico-conceptual

Resumen

Based on the assumption that the concept of reflection and the theories derived from it with a focus on teaching constitute a significant theoretical framework for approaching this profession, this writing discusses the significant centrality of professional practice in the current public policy of teacher training in Brazil. The aim is to analyze the potential of the concept of reflection for understanding the teaching profession. In addition, through a bibliographical study, the aim is to characterize the concept of reflection in its initial formulation by Donald Schön; to present its conceptual reformulations by Kenneth Zeichner, José Contreras, and Selma Garrido Pimenta; to highlight the risks of the theoretical emptying of the epistemology of practice, based on Newton Duarte and Marilda Facci; and to emphasize the relevance of investing in the development of teachers’ conceptual thinking, based on Vygotsky and the realization of Adolfo Vázquez’s creative praxis. By analyzing legal documents, the 2023 school census, and research calls for Basic Education, it was possible to see the concept’s potential for the teaching profession, emphasizing initial and continuing training and the practice of research by teachers. The conclusion is that, with the appropriate theoretical demarcations, the concept of reflection is still valid for understanding the teaching profession, focusing on training and professional performance.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BALDAN, Merilin; CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da. Povoando subjetividades na “nova” política para a formação de professores no Brasil: uma discussão acerca das competências. Série-Estudos, Campo Grande, v. 25, n. 55, p. 51-71, set./dez., 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1501. Acesso em: 20 jun. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Raciocínio geográfico e a teoria do reconhecimento na formação do professor de geografia. Signos Geográficos, Goiânia, v. 1, p. 3-20, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/59197. Acesso em: 20 jun. 2023.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

CLAUDINO, Sergio; SOUTO, Xosé Manuel. Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do projeto Nós Propomos!. v. 1, p. 2-16, 2019.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DECONTO, Diomar Caríssimo Selli; OSTERMANN, Fernanda. Treinar professores para aplicar a BNCC: as novas diretrizes e seu projeto mercadológico para a formação docente. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 38, n. 3, p. 1730-1761, dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/84149. Acesso em: 20 jun. 2023.

DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (Por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 601-625, ago., 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GvtW5bPLwmVLGD3mvDq9FrB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2023.

DICKEL, Adriana. Que sentido há em se falar em professor-pesquisador no contexto atual? Contribuições para o debate. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (org.). A cartografia do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

ELLIOTT, John. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (org.). A cartografia do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCÍA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, Antonio. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

GARCÍA-PÉREZ, Francisco Florentino. Un modelo didáctico alternativo para transformar la educación: el modelo de investigación en la escuela. Scripta Nova - Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, n. 64, 2000. Disponível em: https://www.ub.edu/geocrit/sn-64.htm. Acesso em: 20 jun. 2023.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2012.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. São Paulo: Papirus, 2004.

IDEB: Nove das 10 melhores escolas do Brasil são do Ceará. G1 – O portal de Notícias da Globo, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/09/15/ideb-nove-das-10-melhores-escolas-do-brasil-sao-do-ceara-confira-lista.ghtml. Acesso em: 20 maio 2023.

KHAOULE, Anna Maria Kovacs. O estágio na formação de professores e o diálogo com as teorias geográficas. 2021. 326 p. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/569da91c-5766-4d12-9c89-e1a0dfd2e24f. Acesso em: 20 maio 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

LIMA NETO, João Carlos de. Desafios e possibilidades da prática como componente curricular na formação de professores de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 13, n. 23, p. 05-29, 2023. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/1255. Acesso em: 20 maio 2023.

LÜDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; RICHTER, Denis. (org.). Formação de professores de geografia no Brasil. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e a profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, Antônio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, Antônio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, n.1, v. 25, p. 11-20, 1999.

OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. Pensamento teórico-conceitual docente sobre a geografia escolar. 2015. 260 p. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/api/core/bitstreams/9b0576e4-542e-41bb-a9ac-e66955884f72/content. Acesso em: 20 maio 2023.

OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de; CAVALCANTI, Lana de Souza; MORAES, Loçandra Borges de. (org). Projeto Nós Propomos! Goiás: construção do pensamento geográfico e atuação cidadã. Goiânia: C& A Alfa Comunicação, 2022.

PIMENTA, Selma Garrido. A didática como mediação na construção da identidade do professor: uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de et al. (org.). Alternativas no ensino de didática. São Paulo: Papirus, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SARMENTO, Nathalia. Seis das 10 melhores escolas públicas ensino médio no Brasil são do Nordeste. Correio Braziliense, 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2022/11/5048425-seis-das-10-melhores-escolas-publicas-ensino-medio-no-brasil-sao-do-nordeste.html. Acesso em: 20 maio 2023.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo designe para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SHULMAN, Lee S. Paradigmas y programas de investigación en el estudio de la enseñanza: uma perspectiva contemporánea. In: WITTOROCK, Merlin C. La investigación de la enseñanza I: enfoques, teorías y métodos. Madrid: Paidós Educador, 1989.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado: revista de currículum y formación del profesorado, Granada, v. 9, n. 2, 2005. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/. Acesso em: 20 jun. 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Contexto, 2002.

VALLERIUS, Daniel Mallmann; MOTA, Hugo Gabriel; SANTOS, Leovan Alves dos. (org.). O estágio supervisionado e o professor de geografia: múltiplos olhares. Jundiaí: Paco, 2019.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. Trad. María Encarnación Myoa. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago., 2008.

ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (org.). A cartografia do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

Publicado

2023-11-04

Cómo citar

Oliveira, K. A. T. de. (2023). O conceito de reflexão na profissão docente: da epistemologia da prática à práxis. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–28. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1340

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.