AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de caso do Projeto Político-Pedagógico – PPP da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares (Oeste paranaense 1996-2012)

Autores/as

  • Edimar Rodrigo Rossetto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palabras clave:

Políticas públicas, escola do campo, lideranças, movimentos sociais, comunidades locais.

Resumen

Neste trabalho pretende-se pontuar argumentos que condicionaram o direcionamento das políticas públicas educacionais a partir do ano de 1996, após criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB Nº 9394/96. Para tanto, busca-se relacionar estas políticas públicas com a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares, localizada no Acampamento 1º de Agosto, pertencente ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), no município de Cascavel, Extremo Oeste paranaense. A proposta pedagógica da instituição educacional esta enraizada, na teoria e na prática, no segmento da proposta de Educação do Campo. Nesse sentido, além da análise do principal documento da escola, cabe refletir acerca da realidade de vida a que o conjunto de sujeitos da escola se encontra submetido. A metodologia empregada para a realização da pesquisa consistiu-se por meio de análise bibliográfica, de trabalhos de campo com realização de registro fotográfico e de entrevistas com lideranças da escola e do movimento social em questão, entrevistas que se tornaram importantes para justificar a pesquisa. O recorte temporal abrange o período de 1996-2012.

Palavras-chave

Políticas públicas, Escola do campo, Lideranças, Movimentos sociais, Comunidades locais.


PUBLIC POLICY AND FIELD EDUCATION: a case study of Pedagogical Political Project at the Zumbi dos Palmares Itinerant School

Abstract

This work intends to analyze the targeting of educational policies from the year 1996, after it has been implemented the National Education Bases and Guidelines Law. Therefore it seeks to relate the public policies with the Pedagogic Political Project analysis of the Zumbi dos Palmares itinerant school. The rural school is located at a camp belonging to the Landless Rural Workers – social movement known in Brazil by the acronym “MST” – in the Cascavel city, West of Paraná State/Brazil. The pedagogical approach of the educational institution is rooted in theory and in practice, in the segment of Rural Education proposal. In this sense, in addition to the main document of the school analysis, it is worth reflecting on the life of reality to the school subject set is submitted. The methodology for the research consisted-through literature analysis, field studies in conducting photographic records and interviews with school leaders and social movement in question, which became important to justify the search. The study proposed covered the period 1996 to 2012. 

Keywords

Public policies, Field school, Leaders, Social movements, Local communities.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edimar Rodrigo Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrando em Geografia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão/PR. Linha de Pesquisa: Educação e Ensino de Geografia. Temática de Pesquisa: Educação do Campo

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Geografia, professora do curso de Geografia da UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon. Integrante do Laboratório de Ensino de Geografia – LEG e Grupo e Linha de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia – ENGEO, número 34953/2011, cadastrado junto à Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Publicado

2016-08-15

Cómo citar

Rossetto, E. R., & Schlosser, M. T. S. (2016). AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de caso do Projeto Político-Pedagógico – PPP da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares (Oeste paranaense 1996-2012). Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(11), 306–322. Recuperado a partir de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/263

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.