INCLUSÃO DE LABORATÓRIOS DE GEOGRAFIA NA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: uma experiência em processo

Autores/as

  • Carla Juscélia de Oliveira Souza Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH
  • Taiza de Pinho Barroso Lucas Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH

Palabras clave:

Estágio Supervisionado, Laboratórios de Geografia, Práticas de Ensino

Resumen

O trabalho discute Estágio Supervisionado e os procedimentos didáticos adotados na parceria entre universidade e escola básica, onde o uso dos laboratórios de Geografia, pelos estagiários e alunos do ensino fundamental e médio, representa mais uma possibilidade para o exercício da docência, durante as atividades do estágio. A reflexão teoria-prática-teoria na vivência do estágio constituiu fundamento importante e presente nas atividades dos estagiários. Planejamento de atividades educativas, aulas práticas, diálogos entre os professores de áreas específicas e da área pedagógica, trabalho coletivo entre alunos e professores e o acesso a outros espaços formadores, por alunos e professores da escola básica, constituíram resultado positivo e a sinalização das possibilidades de efetivação do Estágio Supervisionado, a partir da lógica da flexibilidade na formação acadêmica. E, ainda, um caminho para estreitar a relação entre os conhecimentos específicos e os pedagógicos durante a formação do profissional professor.

Palavras-chave

Estágio Supervisionado; Laboratórios de Geografia; Práticas de Ensino.


INCLUSION OF GEOGRAPHY IN INTERNSHIP LABORATORIES: an experience in process

Abstract

This paper is about internship and teaching procedures used in partnership with a university, elementary school, and a high school, which use geography laboratories as a space for activities and practices for interns, students, teachers, and professors. Reflecting theory-practice-theory during the internship was fundamental and important for the interns during that stage. Planning educational activities, practical classes, dialogues between teachers from different areas all had positive responses in this experience. These actions have shown a way to narrow a specific knowledge with the pedagogical knowledge during the development of the course.

Keyword

Internship; Laboratory of Geography; Teaching Practices.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Juscélia de Oliveira Souza, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH

Departamento de Ciências Biológicas, Ambientais e da Saúde - DCBAS - Curso de Geografia

Taiza de Pinho Barroso Lucas, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH

Departamento de Ciêncis Biológicas, Ambientais e Saúde - DCBAS - Curso de Geografia

Publicado

2012-08-28

Cómo citar

Souza, C. J. de O., & Lucas, T. de P. B. (2012). INCLUSÃO DE LABORATÓRIOS DE GEOGRAFIA NA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: uma experiência em processo. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 2(3), 41–54. Recuperado a partir de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/47

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.