COMPREENSÕES SOBRE A DOCÊNCIA EM PRÁTICAS DE ESTÁGIO CURRICULAR DE GEOGRAFIA
Palabras clave:
Estágio Curricular. Licenciatura em Geografia. Formação inicial de professores.Resumen
Análises realizadas a partir do campo do estágio curricular nos permitem expor algumas reflexões de alunos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG, sobre seu desenvolvimento profissional. As compreensões dos alunos, aqui apresentadas, foram registradas em relatórios da disciplina de Estágio Curricular (2014, 2015 e 2016), que são utilizados como meio de auto-avaliação dos percursos formativos em períodos de estágio. A estrutura do relatório foi esboçada a partir do modelo de Raciocínio e Ação Pedagógicos organizado por Shulman (2005), que busca revelar os processos de aprendizagem e de ensino desenvolvidos por professores. As análises apresentadas resultam das reflexões individuais de alunos dos terceiros anos do curso de licenciatura em Geografia (presencial).
Palavras-chave
Estágio curricular, Licenciatura em Geografia, Formação inicial de professores.
UNDERSTANDINGS ABOUT TEACHING IN GEOGRAPHY CURRICULAR PRACTICAL TRAINING
Abstract
Studies carried out within curricular practical training allow us to present some reflections about the professional development of undergraduate students from the teaching degree in Geography at the State University of Ponta Grossa (UEPG) . The undergraduate students´ understandings presented in this article were recorded in the practical training reports in 2014, 2015 and 2016; these reports are used as a self-assessment formative tool during students´ practical training. The report structure was based on the Pedagogical Thinking and Action model organized by Shulman (2005) that aims to reveal the learning and teaching processes developed by teachers. The analysis derive from individual undergraduate students´ reflections at the third year of the face-to-face teaching degree in Geography.
Keywords
Curricular practical training, Teaching degree in Geography, Initial teacher education.
ISSN: 2236-3904
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