PREÂMBULOS ESPACIAIS: um escrito sobre a construção do espaço natural e a produção do espaço geográfico na Geografia escolar
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i16.560Palabras clave:
Geografia Escolar, produção do espaço, construção do conhecimentoResumen
A experiência docente associada ao desvelamento do espaço geográfico, explicitado por reconhecidas obras da Geografia, principalmente brasileiras, foi o esteio deste artigo. Mostrar um possível caminho teórico aos licenciandos e professores de Geografia tornou-se nosso objetivo mais breve. Partir de preâmbulo espacial da origem de tudo é muito arriscado, mas a ideia foi de mostrar que a Geografia torna possível uma multiplicidade de abordagens, pois cada elemento de margem pode levar o professor a entender que o que aqui permeia pode ser o eixo central da aula. Enfim, nas páginas seguintes estão contidas possibilidades de base dentro da Geografia Escolar, que foram planejadas pelo autor no ano letivo de 2017, em turmas da 3ª série do Ensino Médio na escola Centro Educacional Sigma, situada na cidade de Brasília/DF.
Palavras-chave
Geografia escolar, Produção do espaço, Construção do conhecimento.
SPATIAL PREAMBLES: a writing about the construction of the natural space and the production of the geographic space in the School geography
Abstract
This article was underpinned by the experience of teaching the unveiling of the geographic space, supported mainly by Brazilian Geography literature. The objective is to show a theoretical path to graduates and Gegraphy teachers. Starting from the spacial preamble of the origin of everything can be too risky - the main idea was to show that Gepgraphy can lead to multiple approaches because each marginal element can be transformed into the class' central theme, as per teacher's understanding. The following pages contain the basic possibilities inside High School Geography, planned by the author during the school year of 2017 at Centro Educacional Sigma, Brasília, Brazil.
Keywords
High school geography, Production of space, Construction of knowledge.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).