REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: alguns apontamentos

Autores/as

  • Glauber Barros Alves Costa Universidade do Estado da Bahia
  • Iris Tamara Alves de Lima UNEB
  • Ana Luiza Salgado Cunha UESB

Resumen

O presente artigo é um recorte da pesquisa “O livro didático de Geografia: representações e materializações”, desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VI. Para esse artigo focamos nas questões de gênero, analisando livros didáticos e as concepções e ideias embutidas nos mesmos, especificamente analisamos as representações de gênero desenvolvidas nas teorias e imagens presentes na coleção Geografia: O Mundo em Transição, volume 1, 2, 3 da autoria de José William Vesentini. Para contribuir com a discussão e análise teórica utilizamos de autoras/es como Scott (1994 e 2000), Saffioti (1992), Pontuschka (1994) e Tonini (2002; 2013), entre outros. Como resultado observamos que no que se refere a representação de gênero e seu valor construído socialmente, o autor procurou introduzir nos conteúdos trabalhados nas unidades em que as questões sociais são fonte de análise, a representação e a participação da figura feminina como agente social decisivo, elencando desde as principais conquistas das mulheres no mercado de trabalho, e as lutas contra restrições machistas, até a valorização e importância dos movimentos feministas e a luta pela punição da violência contra mulher.

PALAVRAS-CHAVE

Livro didático, Gênero, Ensino de Geografia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Departamento de Ciencias Humanas da UNEB, campus VI. Doutorando em Educação pela UFSCAR.

Publicado

2020-01-27

Cómo citar

Alves Costa, G. B., Alves de Lima, I. T., & Salgado Cunha, A. L. (2020). REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: alguns apontamentos. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(18), 211–227. Recuperado a partir de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/618