REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: alguns apontamentos
Resumo
O presente artigo é um recorte da pesquisa “O livro didático de Geografia: representações e materializações”, desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VI. Para esse artigo focamos nas questões de gênero, analisando livros didáticos e as concepções e ideias embutidas nos mesmos, especificamente analisamos as representações de gênero desenvolvidas nas teorias e imagens presentes na coleção Geografia: O Mundo em Transição, volume 1, 2, 3 da autoria de José William Vesentini. Para contribuir com a discussão e análise teórica utilizamos de autoras/es como Scott (1994 e 2000), Saffioti (1992), Pontuschka (1994) e Tonini (2002; 2013), entre outros. Como resultado observamos que no que se refere a representação de gênero e seu valor construído socialmente, o autor procurou introduzir nos conteúdos trabalhados nas unidades em que as questões sociais são fonte de análise, a representação e a participação da figura feminina como agente social decisivo, elencando desde as principais conquistas das mulheres no mercado de trabalho, e as lutas contra restrições machistas, até a valorização e importância dos movimentos feministas e a luta pela punição da violência contra mulher.
PALAVRAS-CHAVE
Livro didático, Gênero, Ensino de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).