DISEÑO DE MAPAS TEMÁTICOS DESDE AEROFOTOGRAFÍAS: una propuesta para enseñar en Geografía el lenguaje cartográfico.
Palabras clave:
Geografía, Enseñanza, Diseño de Mapas, Aerofotografías, Lenguaje cartográfico.Resumen
El diseño de mapas temáticos sencillos en la escuela por parte de los alumnos puede ser una actividad muy significativa para la comprensión de que las representaciones cartográficas tienen autores, quienes toman decisiones para estructurar simbólicamente un discurso visual. Presentamos la fundamentación teórica y metodológica de propuestas de enseñanza que se centran en el dominio creativo del lenguaje cartográfico, las que venimos realizando desde nuestra práctica docente en Geografía. Compartimos reflexiones construidas en virtud de una experiencia pedagógica implementada en una escuela secundaria en la que los estudiantes construyeron mapas a partir de aerofotografías.
Palabras clave
Geografía; Enseñanza; Diseño de Mapas; Aerofotografías; Lenguaje cartográfico
DESENHOS DE MAPAS TEMÁTICOS A PARTIR AEROFOTOGRAFIAS: uma proposta para o ensino da linguagem cartográfica na Geografia.
Resumo
O desenho de mapas temáticos simples na escola por parte dos alunos pode ser uma atividade muito significativa para a compreender que as representações cartográficas possuem autoria e reconhecer quem toma as decisões para estruturar de forma simbólica um discurso visual. Neste texto, apresentamos a fundamentação teórica e metodológica de propostas de ensino que foram realizadas ao longo do nosso estágio docente em Geografia e que se referem ao domínio criativo da linguagem cartográfica. Para isso, compartilhamos algumas reflexões provenientes do desenvolvimento de práticas pedagógicas realizadas com estudantes do ensino básico para a produção de desenhos de mapas temáticos a partir de aerofotografias.
Palavras-chave
Geografia; Ensino; Desenho de Mapas; Aerofotografias; Linguagem cartográfica
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).