O TRABALHO DE CAMPO EM BACIA HIDROGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.723Resumen
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a estratégia de ensino do trabalho de campo em bacia hidrográfica como proposta metodológica potencializadora para a mobilização dos componentes físico-naturais. A concepção do trabalho de campo desenvolvida nesta investigação está baseada numa abordagem processual, crítica e participativa. É processual por estabelecer um conjunto de sequências didáticas no planejamento escolar do professor, a saber, pré-campo, campo e pós-campo. É crítica ao desenvolver operações mentais investigativas que corroboram no pensamento indagativo e reflexivo junto aos escolares. E, por último, é participativa pois desenvolve a organização conjunta dos escolares no planejamento, pesquisa e registro durante a realização desta estratégia de ensino. Norteou-se pela pesquisa qualitativa em educação associada ao gênero de pesquisa participante, ao envolver os sujeitos pesquisador e investigados em um ambiente escolar público do Ensino Médio na cidade de Porangatu-GO. O percurso investigativo revelou que o desenvolvimento do trabalho de campo na bacia hidrográfica do córrego Barreiro-GO potencializou a construção de temas, conteúdos e componentes físico-naturais atrelados ao relevo, rede hidrográfica e impactos ambientais na Geografia Escolar. A proposta do trabalho de campo desenvolveu uma visão de integração apoiada na conjunção do conceito de paisagem ao articular o espaço vivido pelos escolares na leitura de mundo, reconhecendo-os como sujeitos ativos do seu processo de apreensão de conhecimentos.
Palavras-chave
Trabalho de campo, Estratégia de ensino, Bacia hidrográfica, Componentes físico-naturais
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).