PRÁTICA ESPACIAL COTIDIANA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.767Resumen
A prática espacial cotidiana é uma dimensão do processo de produção do espaço geográfico. Os sujeitos, ao produzirem as estratégias de sobrevivência, vão produzindo o espaço e formando conhecimentos por meio das relações sociais que estabelecem. Por isso, defende-se que as práticas espaciais cotidianas dos alunos sejam mobilizadas e problematizadas no ensino de Geografia. Nesta perspectiva, apresenta-se uma reflexão sobre a prática espacial cotidiana, considerando-a como elemento de significação da aprendizagem em Geografia. As considerações apresentadas derivam da pesquisa desenvolvida durante o doutorado, em que se constatou, nos relatos dos professores, a preocupação com as demandas dos alunos, muitas delas relacionadas às experiências vivenciadas em suas práticas espaciais, o que reforça sua potencialidade no ensino de Geografia, pois propiciam a compreensão das dinâmicas dos espaços em que estão inseridos.
PALAVRAS-CHAVE
Prática espacial cotidiana, Ensino e aprendizagem em Geografia, Prática pedagógica.
LA PRÁCTICA ESPACIAL COTIDIANA EN EL PROCESO DE SIGNIFICACIÓN DEL APRENDIZAJE EN GEOGRAFÍA
RESUMEN
La práctica espacial cotidiana es una dimensión del proceso de producción del espacio geográfico, los sujetos al producir las estrategias de supervivencia van produciendo el espacio y formando conocimientos por medio de las relaciones sociales que establecen. Por eso, se defiende que las prácticas espaciales cotidianas de los alumnos sean movilizadas y problematizadas en la enseñanza de Geografía. En esta perspectiva se presenta una reflexión sobre la práctica espacial cotidiana considerándola como elemento de significación del aprendizaje en Geografía. Las consideraciones presentadas derivan de la investigación desarrollada durante el doctorado, en la que se constató en los relatos de los profesores la preocupación con las demandas de los alumnos, muchas de ellas están relacionadas con las experiências vivenciadas en sus prácticas espaciales. Esto puesto, refuerza su potencialidad en la enseñanza de Geografía, pues propician la comprensión de las dinámicas de los espacios en los que están insertados.
PALABRAS CLAVE
Práctica espacial cotidiana, Enseñanza y aprendizaje en Geografía, Práctica pedagógica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).