LA PRODUCCIÓN DE TEXTOS ESCOLARES EN CHILE Y EN BRASIL: relaciones entre currículum, contenidos geográficos y requerimientos técnicos
Palabras clave:
Textos Escolares, Currículum, GeografíaResumen
Este artículo desea responder a la inquietud sobre cómo es el proceso de construcción de los textos escolares en Chile y en Brasil, considerando específicamente los contenidos geográficos para el último año de enseñanza media en ambos contextos. De esta forma, se establecen los aspectos generales sobre la producción de textos escolares y políticas educativas y, se señalan las relaciones entre lo que indica el currículum y lo que solicitan los criterios/requerimientos para la elaboración de los textos escolares. Además, de considerar el desarrollo de estos procesos, sus semejanzas y diferencias.
Palabras-clave
Textos escolares, Currículum, Geografía.
A PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS NO CHILE E NO BRASIL: relações entre currículo, conteúdos geográficos e critérios/requerimentos
Resumo
Este artigo deseja responder à inquietude sobre como é o processo de construção dos livros didáticos no Chile e no Brasil, considerando especificamente os conteúdos geográficos para o último ano do ensino médio em ambos os contextos. Desta forma, estabelecem-se os aspectos gerais sobre a produção dos livros didáticos e políticas educativas e assinalam-se as relações entre o que indica o currículo e o que é solicitado nos critérios/requerimentos para a elaboração desse material. Além de considerar o desenvolvimento desses processos, suas semelhanças e diferenças.
Palavras-chave
Livros didáticos, Currículo, Geografia.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDescargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).