CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.984Resumen
Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica. Este evento é bienal, realizado desde 2015, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus I, João Pessoa-PB. A metodologia utilizada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica, e a análise de conteúdo disponibilizou procedimentos para exame de 175 trabalhos científicos, entre artigos e resumos expandidos. As produções destacam, de modo geral, relatos de experiências realizadas na Educação Básica e na Educação Superior. O interesse desses trabalhos incide nestas cinco temáticas: representação espacial, formação de professores, formação de conceitos, conteúdo-método, contexto de ensino e didática da Geografia. A análise aqui apresentada traça um perfil das pesquisas desenvolvidas em cursos de graduação e pós-graduação em nível local (Paraíba), regional (Nordeste) e nacional (Brasil). Isso pode estimular o desenvolvimento de novas pesquisas e a formação de professores de Geografia.
Palavras-chave
Educação Geográfica, Trabalho científico, Pesquisa bibliográfica, Formação de professores, Evento científico.
CHARACTERISTICS AND TRENDS OF PUBLICATIONS IN THE ANNALS OF THE GEOGRAPHIC EDUCATION SEMINAR
Abstract
This work surveys the characteristics and trends of academic productions on Geographic Education presented in three annals of the Geographic Education Seminar. This event is biennially held since 2015 by the Group of Studies and Research in Geographic Education (GEPEG) of the Federal University of Paraíba (UFPB), campus I, João Pessoa-PB. The methodology used in this article was the bibliographic research, and the content analysis provided procedures for examining 175 scientific papers, including articles and expanded abstracts. The productions highlight, in general, reports of experiences carried out in Basic Education and in Higher Education. The interest of these works focuses on these five themes: spatial representation, teachers` training, concept training, content-method, teaching context and didactics of geography. The analysis presented here outlines a profile of the research developed in undergraduate and graduate courses at local (Paraíba), regional (Northeast) and national (Brazil) levels. This can foster the development of new research and the training of geography teachers.
Keywords
Geographic Education, Scientific work, Bibliographic research, Teacher’s training, Scientific event.
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