CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

  • David Luiz Rodrigues de Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Eliane Souza da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Antonio Carlos Pinheiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.984

Resumo

Este trabalho estuda as características e tendências das produções acadêmicas sobre a Educação Geográfica apresentadas em três anais do Seminário de Educação Geográfica. Este evento é bienal, realizado desde 2015, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus I, João Pessoa-PB. A metodologia utilizada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica, e a análise de conteúdo disponibilizou procedimentos para exame de 175 trabalhos científicos, entre artigos e resumos expandidos. As produções destacam, de modo geral, relatos de experiências realizadas na Educação Básica e na Educação Superior. O interesse desses trabalhos incide nestas cinco temáticas: representação espacial, formação de professores, formação de conceitos, conteúdo-método, contexto de ensino e didática da Geografia. A análise aqui apresentada traça um perfil das pesquisas desenvolvidas em cursos de graduação e pós-graduação em nível local (Paraíba), regional (Nordeste) e nacional (Brasil). Isso pode estimular o desenvolvimento de novas pesquisas e a formação de professores de Geografia.

Palavras-chave

Educação Geográfica, Trabalho científico, Pesquisa bibliográfica, Formação de professores, Evento científico.

 

CHARACTERISTICS AND TRENDS OF PUBLICATIONS IN THE ANNALS OF THE GEOGRAPHIC EDUCATION SEMINAR

Abstract

This work surveys the characteristics and trends of academic productions on Geographic Education presented in three annals of the Geographic Education Seminar. This event is biennially held since 2015 by the Group of Studies and Research in Geographic Education (GEPEG) of the Federal University of Paraíba (UFPB), campus I, João Pessoa-PB.  The methodology used in this article was the bibliographic research, and the content analysis provided procedures for examining 175 scientific papers, including articles and expanded abstracts. The productions highlight, in general, reports of experiences carried out in Basic Education and in Higher Education. The interest of these works focuses on these five themes: spatial representation, teachers` training, concept training, content-method, teaching context and didactics of geography. The analysis presented here outlines a profile of the research developed in undergraduate and graduate courses at local (Paraíba), regional (Northeast) and national (Brazil) levels. This can foster the development of new research and the training of geography teachers.

Keywords

Geographic Education, Scientific work, Bibliographic research, Teacher’s training, Scientific event.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Luiz Rodrigues de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus João Pessoa-PB. Possui mestrado em Geografia pela UFPB (2015) e graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus Campina Grande (2012). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG) desde 2014. Atualmente é professor de Geografia na E.M.E.I.F. João Gomes Ribeiro, na rede municipal de Conde-PB. Estuda, principalmente, os seguintes temas: Educação Geográfica, Cartografia Escolar, formação de professores e currículo de Geografia.

Eliane Souza da Silva , Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é Bacharel e Licenciada em Geografia pela UFPB, Especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP), Mestra e doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) na UFPB. Possui experiência na Educação Básica como professora de Geografia e no Ensino Superior nos cursos de: Licenciatura em Geografia, nos componentes curriculares: Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia do Ensino de Geografia; e Curso de Pedagogia da UFPB no componente curricular Ensino de Geografia. É membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG) e colaboradora no Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba. É pesquisadora da Capes/Fapesq, realizando pesquisas na área de Educação Geográfica com destaque nos temas: Formação e prática de professores, uso das geotecnologias no Ensino de Geografia e Ensino-aprendizagem.

Antonio Carlos Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1983), graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997), Doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. É coordenador do Grupo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG).

Downloads

Publicado

08/11/2021

Como Citar

Almeida, D. L. R. de, Souza da Silva , E. ., & Pinheiro, A. C. (2021). CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–27. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.984