A NOÇÃO DE AMAZÔNIA E A CATEGORIA DE REGIÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:

das representações sociais dos alunos à construção de sua identidade

Autores/as

  • Stefani França Barbosa Universidade Federal do Pará
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará
  • Jhonata Rodrigo de Oliveira Lira Secretaria Estadual de Educação do Pará

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.994

Resumen

Apresento a prática em sala de aula – com desenhos e pequenos textos – da disciplina de Geografia elaborada por alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de escola pública da cidade de Belém/Pará. Como resultado, obtive-se algumas representações sociais destes alunos sobre a região amazônica, muitas vezes balizada pelo estereótipo de uma Amazônia vista exclusivamente enquanto floresta, sendo quase ausente a presença humana. Esse tipo de estudo contribui para que os alunos consigam preencher lacunas e desmistificar visões pré-concebidas, os fazendo refletirem o conhecimento sobre a região, incrementando seu processo de ensino-aprendizagem geográfico.

Palavras-chave

Amazônia, Geografia, Representações Sociais.

 

THE NOTION OF AMAZON AND THE CATEGORY OF REGION IN TEACHING GEOGRAPHY: the social representations of the students for the construction of their identity

Abstract

I present the practice in the classroom – with drawings and small texts – of the Geography subject prepared by students from the 7th year of elementary school in a public school in the city of Belém/Pará. As a result, some social representations of these students about the Amazon region were obtained, often marked by the stereotype of an Amazon seen exclusively as a forest, with the human presence being almost absent. This type of study helps students to fill gaps and demystify preconceived views, making them reflect their knowledge of the region, increasing their geographic teaching-learning process.

Keywords

Amazonia, Geography, Social representations.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-11-04

Cómo citar

Barbosa, S. F., Rocha, G. O. R. da ., & Lira, J. R. de O. . (2021). A NOÇÃO DE AMAZÔNIA E A CATEGORIA DE REGIÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:: das representações sociais dos alunos à construção de sua identidade. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–27. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.994