A NOÇÃO DE AMAZÔNIA E A CATEGORIA DE REGIÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:
das representações sociais dos alunos à construção de sua identidade
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.994Resumo
ABSTRACT
I present the classroom practice - with drawings and short texts - of the geography discipline elaborated by students of the 7th year of elementary school in a public school of Belém do Pará, therefore, the field in which our research is inserted is that of geographic education. The theoretical methodological and interpretation support is the "teaching method" so called by Libâneo (1994) and the "social representation" interpreted by Genylton Rocha in the teaching of geography. As for the main objective: to point out the importance of social representations that students have about the Amazon region for the construction of identity. As a result, I obtained some social representations of these students about the Amazon region, often marked by the stereotype of an Amazon exclusively as a forest, being sometimes absent from human presence. This type of study helps students to fill in gaps and demystify pre-conceived visions, making them reflect their knowledge about the region, increasing their teaching-learning process.
Key-words: Geographic Education, Region, Social Representations, Representations of the Amazon.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).