Aprender e ensinar Cartografia, um desafio para professores e alunos

Auteurs-es

  • Giovana de Bettio Fausto Izidoro Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Josélia Euzébio Rosa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Mariana da Silva Fontes Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1470

Mots-clés :

Ensino;, Aprendizagem, Geografia;, Educação, Matemática.

Résumé

Aprender e ensinar Cartografia tem sido uma tarefa árdua para o professor de Geografia, que mesmo empenhado em desenvolver um bom trabalho, depara-se com déficits que fogem ao seu nicho. Com objetivo de identificar os desafios encontrados por esses docentes no ensino da Cartografia escolar, este trabalho recorre a uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, com o intuito de levantar e comparar dados de pesquisas científicas dos últimos dez anos (2013-2023). A análise dos oito estudos selecionados indicou ineficiência nos processos de ensino e aprendizagem da Cartografia, atrelada à carência nas bases do conhecimento matemático de educandos e educadores, insuficiência de disciplinas voltadas para a Cartografia escolar nos cursos de Licenciatura em Geografia, e necessidade de formação continuada e cursos de extensão para minimizar falhas já instauradas.

Palavras-chave

Ensino; Aprendizagem; Geografia; Educação; Matemática.

 

Learning and teaching Cartography, a challenge for teachers and students

Abstract

Learning and teaching Cartography has been a difficult task for the geography teacher, who, despite being committed to developing good work, is faced with deficits that are outside his/her ​​expertise area. With the aim at identifying the challenges encountered by these teachers in teaching school Cartography, this work uses an integrative bibliographic review to collect and compare data from scientific research from the last ten years (2013-2023). The analysis of the eight selected studies indicated inefficiency in teaching and learning processes of Cartography, linked to the lack of mathematical knowledge bases of students and educators, insufficient subjects focused on school Cartography in Geography faculty courses, and the need for continued training and extension courses to minimize flaws already established.

Keywords

Teaching; Learning; Geography; Education; Mathematics.

 

Aprender y enseñar Cartografía, un desafío para profesores y estudiantes

Resumen

Aprender y enseñar Cartografía ha sido una ardua tarea para el profesor de Geografía, quien, a pesar de estar comprometido con el desarrollo de un buen trabajo, se enfrenta a déficits que van más allá de su área. Con el objetivo de identificar los desafíos que enfrentan estos docentes en la enseñanza de Cartografía en la escuela, este trabajo utiliza una revisión bibliográfica integradora, con objetivo de recopilar y comparar datos de investigaciones científicas de los últimos diez años (2013-2023). El análisis de los ocho estudios seleccionados indicó ineficiencia en los procesos de enseñanza y aprendizaje de Cartografía, ligada con la falta de bases de conocimientos matemáticos de estudiantes y educadores, insuficientes asignaturas enfocadas a la Cartografía escolar en las carreras de Licenciatura en Geografía, y la necesidad de capacitación continua y cursos de extensión para minimizar las fallas existentes.

Palabras clave

Enseñanza; Aprendizaje; Geografía; Educación; Matemáticas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Giovana de Bettio Fausto Izidoro, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestranda em Educação (2024/2) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, linha de pesquisa Educação em Ciências. Integrante do Grupo de pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDMAT-UNISUL).Graduada em Geografia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007), onde também cursou especialização em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental (2009). Participou do Programa de Iniciação Científica da Unisul - PUIC. Apresentou o trabalho sobre a Importância da Revitalização do Rio Seco - Tubarão -SC, no I JUNIC - Jornada Unisul de Iniciação Científica e no IV Seminário de grupos de pesquisa ACAFE, trabalho também exposto em forma de pôster. Participou da equipe de organização do evento UNISUL CONTEXTO em 2006. Trabalhou no Laboratório de Geociências da Unisul, onde contribuiu para elaboração do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental do Aterro Sanitário de Taquaruçu - Pescaria Brava - SC, realizou pesquisas de campo, colaborou com a elaboração do Diagnóstico socioeconômico do entorno da Mina Novo Horizonte - Criciúma - SC, entre outros projetos. Em 2023 atuou como professora orientadora da sala de tecnologias educacionais- Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e professora de Geografia no Município de Capivari de Baixo.

Josélia Euzébio Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela UniSul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante da Academia Internacional de Estudios Histórico-Cultural. Em 2019 foi consultora do Currículo Base do Território Catarinense (2019), no componente de Matemática. Suas pesquisas são organicamente vinculadas ao GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - USP). O GEPAPe abarca uma rede nacional de grupos de pesquisa organizada em núcleos regionais. Dentre os grupos que constituem o núcleo catarinense está o TedMat (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática) e GPEMAHC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática uma Abordagem Histórico-Cultural). A pesquisadora em referência é líder do TedMat (Unisul) e vice líder do GPEMAHC (UNESC). Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos, destacam-se: 1) Produção de conhecimento docente dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental: uma análise na abordagem histórico-cultural (CNPq); 2) Limites e possibilidades do processo de formação matemática no contexto de três Cursos de Pedagogia (CNPq) 3) Conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores do Ensino Fundamental I (FAPESC); 4) Aprendizagem sobre o modo de organização do ensino de Matemática por acadêmicos de Pedagogia com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental (FAPESC). Esses projetos sustentam, além da pesquisa, as ações de gestão, ensino e extensão de modo indissociável. Neste sentido, a pesquisadora aprovou e coordenou dois Cursos de Especialização com bolsas para os professores da Educação Básica pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Ao todo foram 140 bolsas distribuídas para 5 turmas. Três turmas no Curso de Especialização em Fundamentos e Organização Curricular e duas no Curso de Especialização em Inovação na Educação. Estes cursos, com bolsas para professores da Educação Básica, se constituíram em um profícuo contexto de articulação entre pesquisa, ensino, extensão e gestão. As aulas, tanto na graduação quanto em nível de pós-graduação são desenvolvidas no contexto de cooperação interinstitucional. Desta parceria surgiu, em 2013, o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESPI, com edições anuais. A partir de 2019 o evento foi transformado em internacional por meio de um Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional firmado entre Universidade de Aveiro (Portugal) e Unisul. Durante o evento, que ocorre anualmente, estudantes, professores e pesquisadores apresentam suas aprendizagens e produções relacionadas ao modo de organização do ensino de matemática. Ainda sob o guarda-chuvas dos cinco projetos mencionados resultaram várias produções, dentre elas, destaca-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul (2014); Dossiê - Sistema Didático Elkonin-Davidov-Repkin, publicado na revista Obutchénie/UFU (2021) e vários artigos, capítulos de livros e trabalhos completos em anais de eventos. Membro do conselho editorial nacional da Revista Educativa. (Texto informado pelo autor)

Mariana da Silva Fontes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, linha de pesquisa Educação em Ciências. Assistente de Educação pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Integrante do Grupo de pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDMAT - UNISUL).

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Publié-e

2025-11-06

Comment citer

Izidoro, G. de B. F., Rosa, J. E., & Fontes, M. da S. (2025). Aprender e ensinar Cartografia, um desafio para professores e alunos. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–27. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1470