AS IMAGENS ARTIFICIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma abordagem através de análise e produção de cartões postais em aula

Auteurs-es

  • Sérgio Luiz Miranda UFU

Résumé

O artigo aborda as imagens produzidas artificialmente no mundo contemporâneo e algumas implicações para a Educação e, em particular, para o ensino de geografia, colocando uma questão fundamental: como conciliar a formação de leitores críticos dessas imagens em uma educação do olhar e o respeito ao prazer que as belas imagens podem proporcionar? No tratamento metodológico desta questão foram empregadas contribuições teóricas de três autores principais sobre o tema, que fundamentam um trabalho realizado nas aulas de Geografia com alunos do ensino médio de uma escola pública, envolvendo análises de imagens e produção de cartões postais da paisagem local com fotografias digitais e recursos de informática. Esse trabalho possibilitou uma valorização estética das imagens da paisagem e do lugar pelos alunos, assim como a compreensão dos efeitos e recursos da manipulação na produção de imagens artificiais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

Miranda, S. L. (2011). AS IMAGENS ARTIFICIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma abordagem através de análise e produção de cartões postais em aula. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(1), 123–148. Consulté à l’adresse https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/21