COMO OS ESTUDANTES INTERPRETAM A GEOGRAFIA ENSINADA:
o caso da Escola Lina Seffer (Pará)
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.900Résumé
O ensino de Geografia tem despertado um interesse crescente nos últimos anos. Nesse movimento, insere-se o presente artigo, que se propõe a analisar como um grupo de estudantes do ensino médio, de uma escola pública localizada na Amazônia brasileira, compreende a Geografia ensinada na sala de aula, especificamente focando como esses estudantes atribuem significados aos conteúdos trabalhados e ensinados em seu cotidiano. Para tanto, aplicamos o procedimento metodológico que consiste em um questionário por meio do qual foi produzido um conjunto amplo e diverso de registros sobre o ensino de Geografia na escola lócus da pesquisa. Os resultados apontam que os alunos têm dificuldades em associar a Geografia ensinada em sala de aula com seu espaço vivido; sinalizam a repetição de conteúdos ensinados no ensino fundamental e apresentam dificuldades em lembrar os conteúdos estudados na disciplina em tela.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia, Ensino, Aprendizagem, Amazônia.
CÓMO LOS ESTUDIANTES INTERPRETAN LA GEOGRAFÍA ENSEÑADA: el caso de la Escuela Lina Seffer (Pará)
RESUMEN
En los últimos años, ha crecido el interés por la enseñanza de la Geografía. Este artículo hace parte de ese movimiento y se propone a analizar cómo un grupo de estudiantes de la educación media de una escuela pública ubicada en la Amazonia brasileña comprende la Geografía que se enseña en el aula. El centro del análisis es la forma cómo esos estudiantes atribuyen significados a los contenidos estudiados y enseñados en su cotidiano. Para eso, se ha aplicado un cuestionario como procedimiento metodológico, por medio del cual se ha producido un conjunto amplio y diverso de registros sobre la enseñanza de la Geografía en esa escuela que fue el centro de la investigación. Los resultados muestran esos estudiantes presentan dificultades para asociar la Geografía que se les enseña en clase con su espacio vivido. Además, señalan la repetición de los contenidos enseñados en la educación básica y sus dificultades para recordar los temas estudiados en la asignatura de Geografía escolar.
PALABRAS CLAVE
Geografía, Enseñanza, Aprendizaje, Amazonia.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).