OUTRAS RAZÕES PARA ENTENDER A NECESSIDADE DE RENOVAR A GEOGRAFIA ESCOLAR

Auteurs-es

  • José Armando Santiago Rivera Universidad de los Andes

DOI :

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.921

Résumé

O objetivo deste texto é analisar a situação da Geografia escolar, bem como os motivos que justificam sua renovação em correspondência com as transformações sócio-históricas e as dificuldades ambientais, geográficas e sociais que afetam a comunidade mundial. O problema está na validade do ensino geográfico do século XIX, apoiado em trabalhos pedagógicos e didáticos desatualizados sobre a complexa realidade histórica do início do novo milênio. Isso justificou uma revisão documental para justificar a mudança em direção a uma orientação geográfica mais humana e social, com efeitos formativos democráticos e para fortalecer a integração sociedade-natureza. Conclui-se que promovendo a mudança no objetivo educacional, a aplicação da renovação paradigmática e epistemológica, a promoção de pesquisas que facilitam a reconstrução das mudanças históricas no espaço e que contribuem para a conscientização crítica, criativa e construtiva.

Palavras-chave

Geografia escola, Ensino de Geografia, Renovação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-07-24

Comment citer

Santiago Rivera, J. A. . (2020). OUTRAS RAZÕES PARA ENTENDER A NECESSIDADE DE RENOVAR A GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 271–293. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.921