As DIMENSÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

  • Cristiane Maciel de Souza Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roselane Zordan Costella

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.694

Resumo

O presente artigo refere-se a uma discussão teórica de pesquisa em andamento que tem como objeto de estudo a análise das dimensões da construção identitária do professor de Geografia da educação básica. Para tanto, como objetivo principal, propõe- se compreender como as histórias pessoais e experiências profissionais dos professores são meios privilegiados de reflexão e de possibilidade de ação no aperfeiçoamento da prática docente. A relevância desta temática se pauta por constatar que as dimensões profissionais se entrecruzam sempre, inevitavelmente, com as dimensões pessoais, estando, portanto, entrelaçadas às trajetórias docentes e à própria trajetória de vida. O trabalho busca apontar a estreita relação dessa identidade profissional na perspectiva formativa do tornar-se professor de Geografia, com suas histórias e experiências de aprendizagem na realidade em que se encontra. Para isso, intencionamos promover um estudo sobre as dimensões constituintes da identidade docente por acreditar que a ressignificação da ação profissional do professor de Geografia possa derivar da perspectiva reflexiva ao compreender o desenvolvimento profissional ancorado no desenvolvimento pessoal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada no método (auto)autobiográfico, com ênfase nas histórias de vida, utilizando as narrativas de vida dos professores sujeitos desta pesquisa como procedimento para a produção de dados.

Palavras-chave

Professor de Geografia, Identidade docente, Dimensões pessoais e profissionais.

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Publicado

24/07/2020

Como Citar

Maciel de Souza Andrade, C., & Zordan Costella, R. . (2020). As DIMENSÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 345–363. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.694