Possibilidades de construção de conhecimento geográfico a partir do uso da Plataforma de mapeamento colaborativo Google My Maps

Autores

  • Luan do Carmo da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Riacho Fundo
  • Diego Tarley Ferreira Nascimento Universidade Federal de Goiás
  • Lorrane Vicente Fabrício Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1006

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Mapeamento colaborativo, Google My Maps

Resumo

O texto visa identificar as potencialidades do uso da plataforma online de mapeamento colaborativo Google My Maps como uma estratégia de ensino-aprendizagem e construção de conhecimento em Geografia. Para a fundamentação dessa pesquisa foram percorridas três etapas, sendo elas: 1) revisão bibliográfica sobre o tema, 2) seleção de habilidades e conteúdos extraídos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 3) desenvolvimento e sugestão das estratégias de ensino. Os esquemas elencados sugerem propostas de aprendizagem fundamentadas em métodos que auxiliem na sistematização do conhecimento geográfico de geografia de maneira mais tecnológica, dinâmica e contextualizada ao espaço local e ao cotidiano dos estudantes. A plataforma Google My Maps apresenta-se como uma fortuita estratégia e ferramenta didática que pode colaborar com o desenvolvimento de práticas escolares no contexto da formação inicial e continuada de professores.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Mapeamento colaborativo, Google My Maps

 

POSSIBILITIES FOR BUILDING GEOGRAPHIC KNOWLEDGE FROM THE USE OF THE GOOGLE MY MAPS COLLABORATIVE MAPPING PLATFORM

Abstract

The text aims to identify the potential of using the online collaborative mapping platform Google My Maps as a teaching-learning and knowledge building strategy in Geography. For the basis of this research, three stages were covered, namely: 1) bibliographic review on the subject, 2) selection of skills and contents extracted from the Common National Curriculum Base (BNCC) and 3) development and suggestion of teaching strategies. The schemes listed suggest learning proposals based on methods that help in the systematization of geographic knowledge of geography in a more technological, dynamic and contextualized way to the local space and the students' daily lives. The Google My Maps platform presents itself as a fortuitous strategy and didactic tool that can collaborate with the development of school practices in the context of initial and continuing teacher training.

Keywords

Geography teaching, Collaborative mapping, Google My Maps

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Biografia do Autor

Luan do Carmo da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Riacho Fundo

Mestre em Geografia e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Riacho Fundo (IFB). Av. Cedro, AE 15, QS 16 – Riacho Fundo I, Brasília-DF, Brasil, CEP 71.826-006.

Diego Tarley Ferreira Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia e Professor Adjunto do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Av. Esperança, s/n – Campus Samambaia, Goiânia - GO, Brasil, CEP 74001-970

Lorrane Vicente Fabrício, Universidade Federal de Goiás

Licencianda em Geografia e bolsista do Programa de Bolsas em Licenciatura (PROLICEN), vinculada ao Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Av. Esperança, s/n – Campus Samambaia, Goiânia - GO, Brasil, CEP 74001-970

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Publicado

07/06/2022

Como Citar

Silva, L. do C. da, Nascimento, D. T. F., & Fabrício, L. V. (2022). Possibilidades de construção de conhecimento geográfico a partir do uso da Plataforma de mapeamento colaborativo Google My Maps. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–31. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1006

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