Criatividade, desenho e práticas educativas
reflexões, vivências e outras expressões para além da sala de aula de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1284Palavras-chave:
Criatividade, Subjetividade, Desenho, GeografiaResumo
A utilização de metodologias diversificadas nas aulas de Geografia favorece, para além da potencialização do processo de ensino e aprendizagem, o estímulo à criatividade, sensibilidade, subjetividade, pensamento crítico, coletividade e cidadania, tanto dentro da sala de aula quanto fora. Diante disso, um dos recursos mais utilizados em diferentes níveis de ensino são os desenhos, que, face ao planejamento do(a) professor(a) carece de uma constante ressignificação. O objetivo deste trabalho é compreender e refletir a inserção do desenho em atividades e práticas educativas que possibilitam o estímulo a criatividade e a construção do conhecimento geográfico. Metodologicamente este estudo é caracterizado como estudo de caso fundamentado nas experiências e vivências a partir da prática professoral dos autores do estudo no âmbito do ensino de Geografia, tanto na educação básica quanto no ensino superior (cursos de Licenciatura em Geografia) que contribuíram para a confirmação da materialização da criatividade por meio de desenhos na interpretação de fatos geográficos (principalmente processos físico-naturais e inter-relação sociedade-natureza) a partir de experiências sensoriais, narrativas e memórias.
Palavras-chave
Criatividade, Subjetividade, Desenho, Geografia.
Creativity, drawing and educational practices: reflections, experiences and other expressions beyond the geography classroom
Abstract
The use of diverse methodologies in Geography classes favors, in addition to enhancing the teaching and learning process, the stimulation of creativity, sensitivity, subjectivity, critical thinking, collectivity and citizenship, both inside and outside the classroom. In view of this, one of the most used resources at different levels of education are drawings, which, in view of the teacher's planning, require constant re-signification. The objective of this work is to understand and reflect on the insertion of drawing in educational activities and practices that enable the stimulation of creativity and the construction of geographic knowledge. Methodologically, this study is characterized as a case study based on the experiences from the teaching practice of the authors of the study in the context of teaching Geography, both in basic education and in higher education (in Geography courses) that contributed to confirm from the materialization of creativity through drawings in the interpretation of geographic facts (mainly physical-natural processes and society-nature interrelationship) from sensorial experiences, narratives and memories.
Keywords
Creativity, Subjectivity, Drawing, Geography.
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