AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA POPULAÇÃO NEGRA NO MATERIAL DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SEEDUC/RJ:

negligências, estigmas e estereótipos

Autores

  • Tiago Dionisio da Silva SEEDUC/RJ e UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.768

Resumo

O racismo é um problema estrutural e seu combate passa obrigatoriamente, também, pela intervenção educativa. Daí a importância de refletirmos como o tema é tratado no sistema escolar, uma vez que acreditamos que este seja capaz de contribuir para a transformação do imaginário, valores, culturas e condutas. Neste sentido, este artigo apresenta uma análise do material didático de Geografia do Programa “Nova EJA” com recorte para as relações étnico raciais, mais especificamente como se dá a representatividade da população negra no referido material,  uma vez que o segmento negro da sociedade brasileira é a maioria nos bancos escolares na EJA. Então, partindo das análises das imagens e dos conteúdos dos dois volumes dos cadernos dos estudantes, concluímos que material ofertado pelo Programa Nova EJA, que se propõem inovador com vista a combater a desfasagem idade/série e a evasão escolar, precisa trazer em seu cerne uma nova concepção educacional em que a população negra se veja representada positivamente e, assim, incluída no sistema escolar. Entretanto, a partir das análises realizadas, o que concluísse que a representação da população negra, está negligenciada, estigmatiza e estereotipada, reforçando assim, o racismo institucional no espaço escolar e colaborando para praticas pedagógicas racistas.

 

Palavras chave: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores; Relações Étnico-raciais; Ensino de Geografia; Programa “Nova EJA”; Material didático.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Dionisio da Silva, T. (2020). AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA POPULAÇÃO NEGRA NO MATERIAL DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SEEDUC/RJ:: negligências, estigmas e estereótipos. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 174–201. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.768