CLASSES DE SOLOS E O LÚDICO:
jogo de cartas como prática pedagógica para aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.870Resumo
O conhecimento acerca dos solos contribui para o manejo e conservação mais eficientes, mas a temática ainda enfrenta dificuldades quanto ao ensino-aprendizagem na Educação Básica. Atividades práticas, quando planejadas, podem minimizar e potencializar o desenvolvimento das habilidades do conteúdo. O objetivo deste trabalho foi apresentar a elaboração e a aplicação do jogo pedagógico “Classes de Solos” em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Darcília Godoy. A metodologia de confecção do jogo alinhou-se às habilidades propostas pelo PCN, CBC de Geografia-MG e no “Sistema de Classificação dos Solos Brasileiros”. A prática foi adaptada à realidade dos discentes, que residem em maior parte na área rural. A implementação do jogo ocorreu sob a supervisão e participação da docente de Geografia, com base nos pressupostos da metodologia ativa. Para análise da eficiência e percepção dos alunos sobre a prática, aplicou-se questionário semiestruturado, cujas respostas indicaram que a atividade foi satisfatória. De acordo com os resultados nas avaliações e no desempenho das atividades, o jogo de cartas “Classes de Solos” como prática pedagógica foi uma ferramenta eficiente para a aprendizagem do conteúdo escolar sobre os solos.
PALAVRAS-CHAVE
Escola do campo, Metodologias ativas, Prática lúdica, SiBICS, Solos.
LAS CLASES DE SUELOS Y EL LUDIC:
el juego de catas como práctica pedagógica para el aprendizaje
RESUMEN
El conocimiento sobre suelos contribuye a una gestión y conservación más eficientes, pero el tema aún enfrenta dificultades en la enseñanza y el aprendizaje en Educación Básica. Las actividades prácticas, cuando se planifican, pueden minimizar y mejorar el desarrollo de habilidades de contenido. El objetivo de este trabajo fue presentar la elaboración y aplicación del juego pedagógico "Clases de suelos" en una clase de primer año de la Escuela Secundaria Estatal Darcília Godoy. La metodología para la elaboración del juego estuvo en línea con las habilidades propuestas por el PCN, CBC de Geografía-MG y el “Sistema Brasileño de Clasificación de Suelos”. La práctica se adaptó a la realidad de los estudiantes, quienes viven mayoritariamente en el área rural. El juego se implementó bajo la supervisión y participación del profesor de Geografía, con base en los supuestos de la metodología activa. Para analizar la eficiencia y percepción de los estudiantes sobre la práctica, se aplicó un cuestionario semiestructurado, cuyas respuestas indicaron que la actividad fue satisfactoria. De acuerdo con los resultados de las evaluaciones y realización de actividades, el juego de cartas “Clases de suelos” como práctica pedagógica resultó una herramienta eficaz para el aprendizaje del contenido escolar del suelo.
PALABRAS CLAVE
Escuela de campo, Metodologías activas, Práctica lúdica, SiBICS, Suelos.
Downloads
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).